O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) apresentaram nesta quinta-feira, 1º, segunda noite da Expoacre do Juruá, em Cruzeiro do Sul, as novidades do Espaço Indústria, que reúne mais de 70 expositores com atividades que impactam positivamente na economia regional. O ambiente expõe a produção industrial da região do Juruá, destacando a integração do setor com o agronegócio e iniciativas sustentáveis apresentadas pelas comunidades, apoiadas pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
Uma programação técnica se estende durante os dias de exposição, proporcionando amplas discussões sobre tópicos relevantes como inovação, tecnologia, capacitação profissional, preservação ambiental e crescimento econômico.
“Agradecemos a todos de nossa equipe de gestão, os parceiros Fieac e Sebrae, além dos colaboradores que tornam este espaço o mais visitado da Expoacre Juruá, reunindo um público diversificado, composto por empresários que acreditam nas ações de governo, acadêmicos, técnicos, trabalhadores do setor industrial e o público em geral”, afirmou o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.
O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, agradeceu a presença dos diretores e presidentes sindicais da instituição. E lembrou as inovações do mercado em busca de ações de impacto econômico. “Gestão pública e empresariado precisam andar juntas, unidas no fortalecimento do setor industrial. A Expoacre Juruá é um ponto de encontro e de articulação de negócios responsáveis pela geração de emprego e renda”, avaliou.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, a expansão da indústria na região é resultado da produção de matéria-prima pelo agro, um processo de continuidade em que a escala de produção instala a indústria, o investidor. “Vivemos este momento no Juruá”, analisou.
Representando o governo federal, a presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABDI), Perpétua Almeida, parabenizou o Estado pela organização do evento que reflete, segundo ela, o crescimento do setor. “Não existe desenvolvimento em lugar nenhum do mundo sem a indústria, por isso é muito importante uma feira como essa e a decisão do governo apresentada aqui, na isenção fiscal para os empresários”, observou.
O vice-presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, Assem Cameli, falou em nome dos expositores, destacando o apoio do Estado no fortalecimento econômico. “O segredo é fazer girar negócios em nossa região. A isenção fiscal anunciada aqui é fundamental para o crescimento de todos”, disse.
A amostra da indústria conta com a participação de 16 setores, trazendo inovações, este ano, com a participação de imobiliárias, polpas de frutas regionais e cerâmicas. Com apoio da Funtac, o espaço também apresenta resultados de investimentos no setor de biodiversidade.