em Cruzeiro do Sul

Instituições deflagram operação Pandemia Integrada

Com mais de 400 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Cruzeiro do Sul, as ações de enfrentamento à doença têm sido intensificadas. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Ministério Público, fiscalização de trânsito e as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, têm trabalhado em parceria.

Deste o último dia 14, iniciaram a operação Pandemia Integrada, orientando e fazendo valer o que diz o decreto governamental, com barreiras espalhadas em horários e locais estratégicos da cidade.

Equipes atuam na fiscalização e orientação dos moradores Foto: cedida

O balanço parcial de nove dias de operações, elaborado pela Polícia Militar, já contabiliza 8.348 veículos abordados, entre carros, motocicletas, caminhões e veículos de transporte coletivo, 248 abordagens a ciclistas e outras 3.127 fiscalizações a pedestres. Três barreiras foram montadas pelo município, além das ações realizadas de forma motorizada pelos bairros ou a pé na região central.

“Essas ações de fiscalização ocorrem entre os órgãos desde que foi publicado o primeiro decreto em 17 de março. Agora já com 444 casos estamos intensificamos as ações, principalmente as educativas e de conscientização com abordagens em barreiras”, disse o comandante da operação,  Alderlei Almeida.

Durante as fiscalizações, os órgãos buscam orientar as pessoas sobre o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos ou privados e sobre a importância do isolamento social. Além de monitorar o exercício de atividades comerciais proibidas por decreto, as equipes atuam para não permitir aglomerações, bebedeiras ou festas, fiscalizam filas e atendimentos em bancos, além de notificar casos de pessoas com coronavírus que, porventura, estejam transitando em via pública.

Moradores são orientados sobre a obrigatoriedade do uso de máscara Foto: cedida

No total, já foram notificadas 111 pessoas andando em via pública sem máscara, outras 529 abordadas pela rua sem necessidade, 134 comércios em atividade comercial e ainda 9 casos de pessoas confirmadas da doença, abordadas fora de casa.

“O número de casos em Cruzeiro do Sul é o que nos mantém em alerta. As pessoas precisam entender a gravidade da pandemia, se isolarem e saírem às ruas quando for estritamente necessário. O auxílio emergencial foi dado como incentivo aos autônomos para que permaneçam em casa e o que vemos é que essas pessoas continuam trabalhando, gente infectada que não cumpre a quarentena e sai infectando outras pessoas, gente na rua sem nenhuma necessidade, enfim, as pessoas não estão levando a sério e precisamos cumprir o papel de conscientizá-las”, finalizou o comandante.