Inscritos no concurso Sabores do Acre participam de oficina

concurso_gastronomico_19_07_2016_angela_peres (3)
Chefs de cozinha trocaram conhecimentos (Foto: Angela Peres/Secom)

Com o tema “A Gastronomia Acreana e suas Inovações”, a oficina destinada aos representantes de restaurantes inscritos no I Concurso Gastrônomico Sabores do Acre foi realizada nesta terça-feira, 19, na Livraria Paim, em Rio Branco.

O concurso está sendo promovido pelo governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac), e pela Secretaria de Turismo (Setul), com apoio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida e do Sebrae. A oficina foi conduzida pelo chef e embaixador gastronômico do Acre Deocleciano Brito.

Segundo a analista de projetos do Sebrae, Socorro Figueiredo, esse será um desafio para os restaurantes, que têm a missão de mostrar o potencial da gastronomia do Acre.

Patrycia Coelho, que representou o gabinete de Marlúcia, destacou: “A participação de todos os inscritos vai agregar valor aos produzidos industrializados no estado e com certeza vai fazer do concurso um sucesso”.

O projeto – que também conta com a parceria das indústrias acreanas Dom Porquito, Cordeiros da Amazônia, Acreaves e Peixes da Amazônia – terá sua primeira edição executada durantes as noites da Expoacre, que começa no próximo sábado, 23.

Nove restaurantes tradicionais de Rio Branco que participarão da feira estão inscritos no concurso. Portanto, cada um apresentará um prato especial no cardápio desenvolvido com proteína animal e ingredientes regionais. Os cortes utilizados serão fornecidos pelas indústrias parceiras.

Sobre a votação e os benefícios do concurso

A banca julgadora será composta por três representantes da gastronomia e um formador de opinião, sendo que estes vão dar nota equivalente a 80%. O restante do percentual será decidido pelo público, que poderá votar pela internet.

Por essa razão, os restaurantes participantes terão que fixar um banner durante a Expoacre, para que os clientes possam degustar e dar seu parecer. As empresas titulares receberão uma placa de premiação.

Do concurso, um entre os participantes será indicado ao prêmio Dólmã, considerado o Oscar da Gastronomia e será realizado em outubro, em Manaus (AM). Os demais competidores do prêmio serão selecionados em concursos futuros.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest