Vagas são destinadas a jovens entre 18 e 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental
Uma nova oportunidade de recomeçar a vida escolar e profissional oferecida a jovens em cinco municípios do Acre, o Projovem Urbano, abre 2,1 mil vagas este ano para pessoas com idade entre 18 e 29 que não tenham concluído o Ensino Fundamental. Ao aderir ao programa, que teve as inscrições prorrogadas até o dia 31 de março, o jovem garante escolarização, iniciação à qualificação do trabalho, participa de ações cidadãs e recebe uma bolsa no valor de R$ 100 mensais por um período de um ano e meio.
Em Rio Branco, onde 31% da população é composta de jovens de 16 a 29 anos, o programa é coordenado pela prefeitura. Os cursos abrangem quatro áreas: saúde, administração, alimentação e serviços pessoais. "A escolaridade é fundamental. Esse programa agrega formação profissional e educação. É o currículo integrado que qualifica o jovem para o mercado estimulando a conclusão do ensino formal, o que ajuda a aumentar a renda", explica André Kamai, assessor especial da Juventude do Governo do Estado.
As aulas serão ministradas no período noturno em Rio Branco nas escolas Pe. Diogo Feijó, Raimundo Melo e Hildebranda dal Pra e em uma unidade de ensino no centro da cidade cujo nome ainda não está definido. Uma das exigências do programa é que o jovem tenha pelo menos 70% de presença e apresente quatro trabalhos sobre temas integradores. Todo o material didático como livros, cadernos, lápis e fardamento serão distribuídos aos alunos.
O Projovem Urbano terá duas entradas este ano. Uma em abril, quando começam as aulas da primeira etapa e a segunda no mês de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em cinco pontos em Rio Branco e nos núcleos da SEE nos municípios de Sena Madureira, Brasiléia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul.
Cursos iniciam jovens em uma profissão
A coordenadora executiva municipal do Projovem Urbano, Lídia Diógenes, diz que as áreas de atuação do programa são definidas para atender a necessidade de formação com qualidade. As ocupações são divididas por áreas chamadas de "arcos". Na área de Saúde, há cursos disponíveis de auxiliar de administração de hospitais e clínicas, recepção de consultório médico e odontológico, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia e balconista. Em Administração o aluno poderá escolher entre os cursos de arquivador, almoxarife, contínuo e auxiliar administrativo. No arco Alimentação, estarão à disposição os cursos de chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadoria, vendedor de lanche e em Serviços Pessoais estão os cursos de manicuro e pedicuro, depilador, cabeleireiro e maquiador.
{xtypo_rounded2}
Núcleos de matrículas
– CRAS Sobral (Rua São Salvador, s/n – B. Sobral)
– CRAS Tancredo Neves (Avenida II, Q/52, C-22, Bairro Tancredo Neves)
– CRAS Santa Inês (Rua da Sanacre, 1.118 , Bairro Santa Inês)
– Terminal Urbano de Rio Branco
– Coordenação Municipal do Projovem Urbano, Rua do Aviário, 310, Bairro Aviário. Tel.: 3211-2238
Documentos necessários
– Carteira de Identidade
– Comprovante de residência
– Título de Eleitor
– Carteira de Trabalho
– Histórico Escolar
– Certidão de Nascimento ou Casamento
– CPF
– PIS, PASEP OU NIT {/xtypo_rounded2}