Coordenada pela Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos (DPEJA), do Ministério da Educação (MEC), a Medalha Paulo Freire termina seu período de inscrições dia 30 deste mês, última segunda-feira de julho. O prêmio é uma honraria concedida anualmente para experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos com contribuições relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil.
Para 2012, será destinada para as experiências de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que articulem a continuidade dos estudos e a interface com o mundo do trabalho, na perspectiva da educação e aprendizagem ao longo da vida. Poderão participar experiências vinculadas às secretarias de educação, universidades, movimentos sociais e organizações não governamentais.
No ano passado, o Acre recebeu a Medalha através do projeto “Pais e Filhos Alfabetizados” da Escola Estadual Georgete Eluan Kalume, classificada em primeiro lugar. A ação, iniciada em 2008, surgiu quando a equipe da escola observou que existiam casos de pais de alunos analfabetos e semianalfabetos, incentivando o interesse pelo aprendizado nas crianças e o hábito da leitura nos alunos e seus pais.
A instituição também alcançou outros destaques graças às ações com pais e filhos da comunidade, como o terceiro lugar no Prêmio Gestão Escolar de 2009, e a posição de segunda colocada no “Construindo a Nação” do Serviço Social da Indústria (Sesi).
A Medalha Paulo Freire tem caráter exclusivamente cultural e educacional, sem nenhuma modalidade de sorteio ou pagamento aos concorrentes, tampouco é vinculada à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço.
Para acessar o edital e realizar a inscrição, acesse o site:
www.medalhapaulofreire.mec.