Inscrições para o Enem se encerram nesta sexta-feira

enem

Esta sexta-feira, 23, é o último dia de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem efetuar suas inscrição no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). O Enem será realizado  em 1.699 municípios brasileiros e deverá ser usado pelas 115 universidades federais para o acesso a cursos de graduação e também é adotado como referência avaliativa para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Ciência sem Fronteiras e para o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico.

A taxa de inscrição é de R$ 35 e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 deste mês.  Segundo o site, os isentos do pagamento da taxa são os alunos matriculados no último ano (concluintes) do ensino médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais) e também os participantes que declarem carência no ato da inscrição, e que a declaração seja aprovada pelo Inep.

Segundo o Ministério da Educação, já se inscreveram mais de 5 milhões de alunos, mas a meta é de que o número de participantes seja maior que no ano passado – 7,1 milhões de candidatos. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.  No sábado, 8,  serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13 e as 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, os participantes fazem as provas de linguagens e códigos, matemática e redação, entre as 13 e as 18h30, com horário estendido por causa da redação (horário de Brasília).

Nome social
Nome social

Transexuais podem usar nome social

Uma novidade desta edição é que os candidatos travestis ou transexuais poderão usar o nome social para prestar o Enem. Em respeito à diversidade, o exame se tornou mais inclusivo, e a partir de solicitação o candidato poderá ser identificado pelo nome social nos dias e locais de aplicação das provas. Esta sexta-feira, 23, também é o último dia para oficializar o desejo de obter essa identificação nos locais de exame. A solicitação deve ser pelo telefone 0800 616161.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest