Inscrições para o Encceja 2022 estão abertas

As inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estão disponíveis até o dia 4 de junho, por meio do site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/. Os interessados podem se inscrever gratuitamente, informando CPF e data de nascimento.

O exame é voltado para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio em idade escolar e pretendem obter o certificado de conclusão.

O Encceja, nesses casos, é o caminho mais rápido para conseguir o certificado, já que, em vez de o aluno fazer cursos extensivos como Educação de Jovens e Adultos (EJA), ele poder fazer apenas uma prova.

Durante o processo de inscrição, o sistema solicitará CPF e documento de identidade do participante. O formulário deve ser preenchido com os dados pessoais atualizados, incluindo telefone, e-mail e a cidade em que deseja fazer a prova.

Os atendimentos especializados deverão ser solicitados durante o período de inscrições (de 24 de maio a 4 de junho).

A idade mínima para os participantes do exame voltado ao ensino fundamental é de 15 anos, até a data da prova. Para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.

As provas, tanto para o ensino fundamental quanto o médio, serão realizadas em todos os estados no dia 28 de agosto, com 30 questões objetivas para cada área de conhecimento – com quatro opções. Além disso, os candidatos também devem escrever uma redação.

O conteúdo das provas do Encceja consta no Livro do Estudante, material elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O participante também pode estudar por meio de provas anteriores do Enceceja e videoaulas no YouTube.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter