Inscrições para a Escola de Música se estendem até 5 de junho

 

O teste de aptidão envolve coordenação motora, percepção rítmica e melódica, e entrevista (Foto: Diego Gurgel)
O teste de aptidão envolve coordenação motora, percepção rítmica e melódica, e entrevista (Foto: Edna Medeiros)

As inscrições para ingresso nos cursos oferecidos pela Escola de Música do Acre (Emac), coordenada pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), se estendem até o dia 5 de junho. Em cinco dias, o número de inscritos chegou a 484 candidatos. O dado é considerado significativo para a coordenação.

“Acreditamos que teremos por perto de mil inscritos até o fim. A procura está sendo intensa em pouco tempo de inscrição, isso é devido ao trabalho de formação desenvolvido pela Emac”, disse Dircinei Souza, diretor da escola.

As inscrições são efetuadas das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Emac, no Conjunto Tucumã II – Avenida Central, nº 581 – Distrito Industrial. Informações: 3229-4918 / 3229-5461.

A formação musical oferecida à comunidade é gratuita e será duas vezes por semana, nos horários das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30.

As 135 vagas disponíveis são para candidatos com idade a partir de 7 anos completos. O curso de flauta doce é para candidatos com idade de 7 a 9 anos; bateria, guitarra e violão, de 10 aos 12 anos; canto, bateria, piano/teclado e violino a partir dos 13 anos.

Sorteio e teste de aptidão

As próximas etapas são: sorteio e teste de aptidão. O primeiro será na Emac, no dia 10 de junho, às 15 horas. Os candidatos serão sorteados por curso e por turno, de acordo com o número de vagas ofertadas, mais o cadastro de reserva equivalente a uma vez a quantidade de vagas disponíveis.

Já o teste de aptidão, de 22 a 24 de junho, seguirá o horário do turno do curso que o candidato optou, segundo o edital. De caráter eliminatório, classificatório e de nivelamento, no teste os candidatos deverão levar lápis, papel e borracha.

Para Dircinei Souza essa etapa é importante, pois é a hora de conhecer o candidato, saber da sua pré-disposição e aptidões para o estudo da música.

“Também saberemos de suas expectativas com relação ao curso. No teste consideramos aspectos sobre coordenação motora, percepção rítmica e melódica, e entrevista”, explicou o diretor da Emac.

O Curso de Formação Inicial terá a duração de três anos referente ao processo formativo Básico I, para candidatos com idade entre 7 e 9 anos, e também para o Básico II, para candidatos com idade entre 10 e 12 anos. Já para maiores de 12 anos a duração mínima é de dois anos, no processo livre de formação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter