As inscrições para ingresso nos cursos oferecidos pela Escola de Música do Acre (Emac), coordenada pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), se estendem até o dia 5 de junho. Em cinco dias, o número de inscritos chegou a 484 candidatos. O dado é considerado significativo para a coordenação.
“Acreditamos que teremos por perto de mil inscritos até o fim. A procura está sendo intensa em pouco tempo de inscrição, isso é devido ao trabalho de formação desenvolvido pela Emac”, disse Dircinei Souza, diretor da escola.
As inscrições são efetuadas das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Emac, no Conjunto Tucumã II – Avenida Central, nº 581 – Distrito Industrial. Informações: 3229-4918 / 3229-5461.
A formação musical oferecida à comunidade é gratuita e será duas vezes por semana, nos horários das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30.
As 135 vagas disponíveis são para candidatos com idade a partir de 7 anos completos. O curso de flauta doce é para candidatos com idade de 7 a 9 anos; bateria, guitarra e violão, de 10 aos 12 anos; canto, bateria, piano/teclado e violino a partir dos 13 anos.
Sorteio e teste de aptidão
As próximas etapas são: sorteio e teste de aptidão. O primeiro será na Emac, no dia 10 de junho, às 15 horas. Os candidatos serão sorteados por curso e por turno, de acordo com o número de vagas ofertadas, mais o cadastro de reserva equivalente a uma vez a quantidade de vagas disponíveis.
Já o teste de aptidão, de 22 a 24 de junho, seguirá o horário do turno do curso que o candidato optou, segundo o edital. De caráter eliminatório, classificatório e de nivelamento, no teste os candidatos deverão levar lápis, papel e borracha.
Para Dircinei Souza essa etapa é importante, pois é a hora de conhecer o candidato, saber da sua pré-disposição e aptidões para o estudo da música.
“Também saberemos de suas expectativas com relação ao curso. No teste consideramos aspectos sobre coordenação motora, percepção rítmica e melódica, e entrevista”, explicou o diretor da Emac.
O Curso de Formação Inicial terá a duração de três anos referente ao processo formativo Básico I, para candidatos com idade entre 7 e 9 anos, e também para o Básico II, para candidatos com idade entre 10 e 12 anos. Já para maiores de 12 anos a duração mínima é de dois anos, no processo livre de formação.