educação

Início do ano letivo e os desafios da educação são temas de entrevista

A coordenadora do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, Ruth Bernadino, e a coordenadora de Ensino, Rocinete Santos, concederam nesta quarta-feira, 5, entrevista para o Jornal da Manhã, na Rádio Integração. Os temas abordados foram o início do ano letivo 2021 e os desafios da educação em plena pandemia da Covid-19.

Ruth Bernadino, Rocinete Santos e Chico Melo. Foto: Assessoria

O apresentador do jornal regional, Chico Melo, perguntou como está sendo o trabalho dos educadores durante a pandemia e a coordenadora destacou: “Eu gostaria de agradecer a todos os professores e a todas as equipes da gestão da Educação, em nome do governo do Estado, pois sabemos que não tem sido fácil. Muitos acham que os educadores estão em casa sem trabalhar, mas é o contrário, a carga horária aumentou, eles agora precisam dar atenção a cada aluno, tirar dúvidas de forma individual. Temos salas com mais de 50 alunos, e os professores estão realizando um trabalho fantástico”.

Sobre os desafios do ensino remoto, a coordenadora Rocinete salientou: “Temos tido experiências excelentes. Em algumas escolas, a participação é de quase 100% dos alunos. E sabemos que isso é resultado do trabalho dos professores, que tiveram que se reinventar rapidamente para atender os alunos, e das famílias, que cumprem papel fundamental no processo da educação remota”.

As aulas da rede estadual de Educação terão início no dia 10 de maio, segunda-feira, e continuarão de forma remota, incluindo as escolas urbanas e do campo. “Peço a vocês pais e responsáveis que apoiem a participação dos alunos nas aulas. Seja pelo WhatsApp, com apostilas, pelo rádio e pela TV, temos uma forma de fazer com que a educação chegue aos alunos, então procurem as escolas. Precisamos dessa parceria, que vai garantir, pela educação, um futuro melhor”.

Os alunos que não realizaram matrícula para o ano letivo 2021 devem procurar o Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, localizado na Avenida 25 de Agosto, n. 4.320, bairro Aeroporto Velho.