Indústrias são tema de palestra na Semana de Ciência e Tecnologia

Palestra foi realizada no campus da Ufac (Foto: Angela Peres/Secom)
Palestra foi realizada no campus da Ufac (Foto: Angela Peres/Secom)

Com o tema Ciência Alimentando o Futuro, a Semana de Ciência e Tecnologia segue até o próximo dia 25 deste mês. Como parte das ações, o diretor da Agência de Negócios do Acre (Anac), Inácio Moreira Neto, palestrou nesta sexta-feira, 16, para acadêmicos no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) sobre as políticas de incentivo às indústrias de alimentos e comércio exterior.

A apresentação retratou o cenário industrial no Acre, que vem se destacando pelos investimentos em tecnologia.

Segundo Moreira Neto, esse momento que leva o debate para dentro do âmbito acadêmico por proporcionar o surgimento de novas ideias e possibilidades de estudos e parcerias.

Algumas indústrias tiveram destaque, como a Peixes da Amazônia e a Dom Porquito, que tiveram a maior parte de seus equipamentos importados com tecnologia de ponta de outros países. A logística de transportes, a matriz energética e os desafios geográficos, foram alguns dos pontos abordados.

“Hoje temos, por exemplo, uma indústria que foi até a Dinamarca para trazer o que há de mais moderno e agregar valor aos produtos do setor de alimentos, principalmente tornar mais conhecidas as nossas cadeias produtivas de proteína animal. Nosso desafio é discutir como a ciência e a academia podem dialogar conosco nesse processo, a fim de encontramos soluções para melhorar cada vez mais a produção primária”, declarou.