Indústria de pescado impulsiona geração de empregos na região

Indústria opera a todo vapor (Foto: Angela Peres/Secom)
Indústria opera a todo vapor (Foto: Angela Peres/Secom)

Às margens da BR-364, sentido Rio Branco a Porto Velho (RO), a indústria de pescado Peixes da Amazônia reúne num mesmo local três setores que geram postos de trabalho para as famílias que residem no entorno. No momento, o centro de produção de alevinos, a fábrica de ração e o frigorífico geram juntos quase 200 empregos diretos e 1.200 indiretos.

De acordo com o diretor da Agência de Negócios do Acre (Anac), Inácio Moreira Neto, as projeções que se fazem acerca do crescimento da produção industrial são ainda mais animadoras, haja vista que se estima a média de mais 320 admissões nos próximos três anos.

O projeto da Peixes da Amazônia se tornou viável após a construção de cinco mil tanques de piscicultura em propriedades de pequenos produtores, com o aporte do governo do Estado e a entrada dos médios e grandes piscicultores do Acre, na estrutura societária da empresa.

“Esse é um projeto resultado de muita ousadia e esforço por parte dessa gestão que acredita na força da parceria público-privado-comunitária, e, por isso, em tão pouco tempo tomou essa proporção de grandeza. Com um total de investimento de R$ 70 milhões, essa aposta em industrialização no estado já mostrou que deu certo e prova disso é a geração de empregos e o sucesso de produtos no mercado local e externo”, declara Moreira Neto.

Em recente divulgação da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Acre se apresentou com um entre os únicos três estados que geraram empregos no ano 2015.

Paralelamente, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) dão conta de que desde o mês de maio deste ano, o Acre se mantém no ranking das unidades da Federação, que apesar do cenário de instabilidade financeira, continuam contratando mais do que demitindo.

Relatos de vida

Luciana é uma das funcionárias da empresa (Foto: Angela Peres/Secom)
Luciana é uma das funcionárias da empresa (Foto: Angela Peres/Secom)

Aos 23 anos, Luciana Chaves sabe bem a importância de ter um emprego. Segundo ela, o dinheiro que já conseguiu guardar desde que foi contratada pela Peixes da Amazônia será investido em uma faculdade – o próximo sonho a realizar.

“Eu sempre quis trabalhar, mas a distância não permitia ter um emprego bom. Para ter meu dinheiro eu precisava fazer faxina, e não conseguia fazer nem um salário mínimo. Hoje, eu venho a pé trabalhar. Chego em 20 minutos e ainda consigo fazer minhas economias”, conta a jovem, moradora da Vila Nova Aldeia.

Maria Eliete e o filho conquistaram uma vaga de emprego no complexo (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Maria Eliete e o filho conquistaram uma vaga de emprego no complexo (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Para a também moradora da vila Maria Eliete Batista, 47 anos, a Peixes da Amazônia foi a realização de um sonho para as famílias da região.

Ela e a família moram há mais de 14 anos nas proximidades. Por isso, a auxiliar de serviços gerais expressa sua gratidão pelo emprego que enxerga como uma oportunidade.

“Antes não tinha emprego para nós aqui. Minha opção era viver da horta ajudando meu marido e, de vez em quando, pegava uma lavagem de roupa. Hoje sou muito grata por quem teve essa ideia, que ajudou muita gente. Venho todo dia muito feliz para o meu trabalho”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter