Indústria acreana discute economia verde

Energia renovável é tema de palestra com Robson Oliveira, presidente do Eubra

empresarios_participam_da_palestra_na_fieac_de_robson_oliveira_foto_sergio-vale.jpg
 governador_e_empresarios_participam_da_palestra_na_fieac_de_robson_oliveira_foto_sergio-vale_2.jpg
 

governador_e_empresarios_participam_da_palestra_na_fieac_de_robson_oliveira_foto_sergio-vale_6.jpg

A conversa entre os industriais acreanos e o especialista aconteceu na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a convite do presidente Carlos Sasai, e contou com a participação do governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale)

Ousadia é o que falta. Vivemos o momento adequado, estamos na posição adequada e temos os recursos necessários. Falta, apenas, ousadia para empreender, para apostar no novo, para enxergar o futuro e fazer parte dele. Esta foi a principal mensagem deixada aos empresários acreanos por Robson Oliveira, um dos maiores especialistas em energia renovável no Brasil, presidente do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra).

A conversa entre os industriais acreanos e o especialista aconteceu na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a convite do presidente Carlos Sasai, e contou com a participação do governador Tião Viana.

"Hoje, em todas as partes do globo, se fala em economia verde, em energias renováveis, em desenvolvimento sustentável, em respeitar o meio ambiente. Essa é a nova agenda global e o mundo inteiro está correndo atrás deste caminho. O Robson é uma pessoa da mais alta competência e que quer estender sua mão ao Acre. Espero que a participação dele possa ser esclarecedora e que nós possamos alcançar resultados rápidos", disse o governador Tião Viana.

Oliveira explicou que as tecnologias de desenvolvimento não tem um protagonista exclusivo, e que qualquer um, que ousar, pode protagonizar novos rumos nos negócios. "É preciso pensar agora numa economia verde. Nela, respeito ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável são conseqüências naturais. Ela é uma ação econômica com efeito positivo no meio ambiente. Qualquer um com iniciativa e ousadia pode ser protagonista".

O presidente da Eubra alertou o empresariado acreano sobre a atual condição do Brasil, que passa a ser visto como a economia mais interessante do mundo, a única no atual momento, diante da crise financeira que gigantes como Estados Unidos e União Europeia estão passando. "E o Acre está inserido neste Brasil, que, sim, está muito atrasado em relação a investimentos em energia renovável, mas é o melhor país para conversar com esses outros que estão bem avançados nesta questão".

Ônibus elétrico, barco solar eólico, iluminação pública de LED, carros elétricos. As tecnologias de energia renovável estão disponíveis há muitos anos, mas ainda não foram amplamente aplicadas porque, quase sempre, contrariam interesses de grandes empresas. O motor elétrico nos automóveis não é interessante porque enfraqueceria a indústria petrolífera, por exemplo.

"São alternativas que podem ser aplicadas em programas de eficiência energética e iluminação pública em regiões isoladas na Amazônia, aqui no Acre, que podem ser utilizadas no transporte público, nos rios da região", explicou o palestrante.

Para o presidente da Fieac, Carlos Sasai, as alternativas existem e muitas ideias podem ser implementadas no Acre. "Ele trouxe novas perspectivas pra gente e tenho certeza que vamos aproveitar bem as ideias que ele compartilhou com os empresários acreanos", comentou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter