Indústria acreana continua em alta

Pesquisa revela crescimento nas vendas, nos empregos e na utilização da capacidade instalada

A Federação das Indústrias do Acre (Fieac) divulgou na manhã desta sexta-feira, 8, os resultados das pesquisas Nível de Emprego na Construção Civil, Indicadores Industriais e Sondagem Industrial. Os indicadores são bastante positivos e apontam uma indústria confiante e em crescimento. Em junho houve um aumento de 7,08% no nível de emprego na construção civil em comparação ao mês anterior, com um acumulado de 34,80% desde o início da pesquisa, em maio de 2007.

O nível de emprego na construção civil sofre uma queda nos meses de inverno, mas, segundo o economista Carlos Estevão, a tendência para 2008 é de que os índices continuem positivos.

Segundo o presidente da Fieac, João Francisco Salomão, o aumento no índice de emprego reflete resultados positivos em todos os setores. “Isso é visível no nível de vendas da indústria, que cresceram 18,95% comparativamente ao mês anterior, um aumento significativo puxado principalmente pelas indústrias de alimentos e madeira/móveis. O nível de empregos na indústria de transformação também cresceu em junho, com 3,71%, sendo o maior percentual observado desde janeiro de 2008”, destacou.

O nível de empregos na construção civil sofre uma queda nos meses de inverno, mas, segundo o economista Carlos Estevão, a tendência para 2008 é de que os índices continuem positivos.

Outro indicador importante no mês de junho foi o percentual de utilização da capacidade instalada – a média de utilização chegou a 88,10%. Em junho de 2007, um ano antes, essa média era de 61,83%. A diferença de 26,27% entre os percentuais observados é um sinal claro de que as empresas acreanas estão ampliando a produção e reduzindo sua capacidade ociosa. O indicador é importante, pois revela que a produção na indústria está aumentando e as vendas, crescendo, o que acaba puxando também o nível de emprego.

As previsões realizadas no fim de 2007 apontavam para uma média mensal de 10 mil empregos diretos no setor da construção civil. Somente a amostra pesquisada pela Fieac já está empregando 3.500 pessoas diretamente. Extrapolando esse número para o universo de empresas acreanas, é bem provável que a média já esteja bem perto dos 10 mil empregos diretos. Destaca-se que esse incremento possui relação direta com a intensificação do volume de obras públicas no Estado.

Outros números que comprovam o bom desempenho da indústria do Acre no 1º semestre foram obtidos pela pesquisa sondagem industrial, que indicou o aumento do otimismo e da confiança do empresário da indústria, tanto a confiança na economia brasileira como no desempenho de suas próprias empresas.

Com respeito aos principais problemas enfrentados pelos industriais, a sondagem indicou que a elevada carga tributária brasileira se mantém como o principal gargalo, seguida da competição acirrada no mercado e, também, do alto custo das matérias-primas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter