Incentivo

Indígenas participam de oficina de artesanato em Plácido de Castro

Oficina de artesanato reuniu mulheres da etnia Huni Kui durante dez dias (Foto: cedida)

Mulheres da etnia Huni Kui participaram, de 20 a 29 de julho, da 3ª oficina de artesanato “Aibu Minã Xarabu Keneya”, realizada pelo Centro Huwakaru Yuxibu. A iniciativa tem o apoio do Estado, por meio do gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo.

O Centro Huwakaru está localizado no km 2 da Rodovia AC-475, em Plácido de Castro, e funciona no Parque Ecológico da Cidade. A área, antes abandonada, foi revitalizada há pelo menos dois anos pela família do Cacique Mapu Huni Kui e hoje serve para o desenvolvimento de diversas atividades de valorização da cultura indígena.

A oficina integra as atividades de um projeto piloto desenvolvido com índios em situação de desaldeamento. A atividade está sob a coordenação do Cacique Mapu e da consultora técnica do Centro Huwakaru Yuxibu, Mirna Rosário.

“É uma iniciativa cultural, colaborativa e sustentável que tem como eixo principal a revitalização do Parque Ecológico do município a partir do fortalecimento da identidade indígena, preservação do meio ambiente e do etnoturismo”, relata Mirna Rosário.

Equipe de governo foi recebida com um ritual típico de acolhida (Foto: cedida)

A Divisão do Eixo Temático Drogradição e População em Situação de Rua do gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo enviou servidores para acompanhar a atividade.

Susie Lamas, assessora técnica do gabinete, elogiou a atividade. “Foi uma experiência muito gratificante. Nós fomos acolhidos com um ritual surpreendente, tamanha a demonstração de carinho dada a nós ao chegarmos ao Centro”, lembrou.

A Oficina também contou com o apoio da Defensoria Pública Estadual (DPE) e da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e da organização não governamental indigenista Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin).

“Precisamos lembrar sempre que falar, planejar e investir na cultura brasileira é falar, planejar e investir também na cultura dos povos indígenas. Assim vale para a educação, saúde e outras áreas”, diz Susie Lamas ao relatar a articulação para a vinda da Mestra Artesã Ayni Huni Kui, que ministrou a oficina.