Representantes de instituições governamentais e não-governamentais do Acre participam de encontro para discutir o tema em Rio Branco
Representantes de organizações indígenas, indigenistas e instituições governamentais discutem nesta segunda e terça-feira, 29 e 30, no Centro de Formação da Comissão Pró-Indio do Acre-CPI/AC, os pontos que serão apresentados pela delegação acreana na I Conferência Nacional de Educação Indígena, que acontece em Brasília, em setembro.
Ao todo, 25 integrantes de instituições governamentais e não-governamentais, como Funai, Ufac, SEE, Assessoria de Povos Indígenas, Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac) e representantes das 14 etnias existentes no Estado, participam do encontro.
Uma primeira etapa já foi realizada com as escolas da modalidade onde as comunidades educacionais elaboraram relatórios contendo avaliação e perspectivas para a educação da categoria no Estado, que foram enviados para a coordenação da Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena.
No congresso nacional participarão 16 delegados acreanos, dos quais 14 são indígenas e dois não-indígenas, que discutirão temas como educação escolar e o processo de construção de uma gestão etnoterritorializada da educação escolar indígena.
Atualmente a rede estadual de ensino indígena é composta por 161 escolas e 5.654 alunos, que cursam desde o ensino infantil até o ensino médio.