Incra e Iapen assinam convênio para promover reflorestamento

Todo o trabalho será realizado por reeducandos das penitenciárias do Acre

p1020421.jpg

Diretor do Iapen, Leonardo Carvalho, e o superintendente do Incra, João Thaumaturgo Neto, assinam convênio para a produção de 350 mil mudas (Foto: Assessoria/Incra)

O Governo do Estado do Acre, através do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), celebrou na manhã desta quarta-feira, 22, a assinatura de um convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para produção de 350 mil mudas de espécies agroflorestais, utilizando a mão-de-obra de 30 detentos do sistema penitenciário do Acre. O investimento será de R$ 400 mil e irá beneficiar cerca de 400 famílias assentadas pelo Incra através da reforma agrária.

"O Incra faz o seu papel social de acesso à terra, e esse convênio acaba possuindo dois âmbitos: o ambiental, promovendo o reflorestamento, e o social, promovendo a inclusão dos reeducandos na sociedade através do trabalho", conta o superintendente da instituição, João Thaumaturgo Neto. O projeto realizará a seleção de 30 detentos, que passarão a ser capacitados em cursos nas áreas de produção de mudas e técnicas agrícolas.

De acordo com o presidente do Iapen, Leonardo Carvalho, "nós vamos garantir a esses reeducandos uma forma de serem inseridos na qualificação profissional, além de uma renda". Os presos serão selecionados principalmente do regime fechado e semiaberto. A remuneração será de ¾ do salário mínimo.

Os detentos irão produzir 350 mudas de espécies agroflorestais, que beneficiarão com o reflorestamento 400 famílias, inicialmente nos Projetos de Assentamento, PA Alcobrás, PAE Porto Rico, PAD Quixadá, PA Paraguassú e PA Triunfo, na região do Alto Acre. Os critérios de seleção dos reeducandos foram: bom comportamento e análise da pena, favorecendo os mais próximos do regime semi-aberto.

É um convênio que junto a outras parcerias realmente faz a diferença para o sistema penitenciário do Acre. Atualmente, 600 reeducandos estão em atividades profissionais através de convênios da instituição. São atividades desenvolvidas em parceria, como junto a Secretaria de Educação, onde presidiários realizam a manutenção de carteiras escolares com madeira fornecida pelo Imac. Hoje, o sistema penitenciário do Acre possui cerca de 3 mil detentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter