Incra e Emater assinam termo de cooperação técnica nesta sexta-feira

O contrato foi assinado nesta sexta, na sede do Incra, no Aviário (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Contrato foi assinado nesta sexta, na sede do Incra, no Aviário (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Para dar continuidade às ações realizadas junto aos projetos de assentamento no estado, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), fizeram a assinatura do contrato de cooperação técnica, que prevê a prestação de serviços de assessoria técnica, social e ambiental às famílias assentadas pela reforma agrária.

O termo de cooperação tem vigência de dois anos e vai contemplar mais de 40 projetos em nove municípios das regiões do Alto Acre, Baixo Acre e Purus. Cerca de quatro mil famílias receberão a assistência prevista no contrato, que tem valor de mais de R$ 20 milhões.

De acordo com o superintendente do Incra, Reginaldo Ferreira Silva, a assistência técnica garante aos projetos que já existiam e aos que estão surgindo os meios necessários de sobrevivência das famílias.

“Essa é uma parceria que já vem sendo realizada na medida que vão sendo criados novos projetos de assentamento. É muito importante, por se tratar de uma orientação mais específica às famílias, além de organizar as cadeias produtivas, garantindo também a segurança alimentar e possibilitando que os assentados tenham acesso às políticas públicas estaduais e federais”, destaca.

Segundo o coordenador regional dos Serviços de Assistência Técnica do Incra, Márcio Rodrigo Alécio, esse é o maior contrato da história. “Queremos universalizar a assistência técnica, contemplando os 114 projetos do Acre, inclusive implementando atividades de lazer e cultura. Nossa atuação se dá tanto na área de produção como na geração de renda, assistência social e recuperação de áreas ambientais”, frisou.

Durante a assinatura do contrato, realizada pelo superintendente do Incra e o diretor-presidente da Emater, Idésio Franke, também esteve presente o deputado estadual e líder do PT na Assembleia Legislativa do Acre, Lourival Marques.