Inclusão em destaque

SEE realiza diversas atividades em Cruzeiro do Sul no Dia do Surdo

 

napi_260911.jpg

O Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (Napi), da Secretaria de Educação e Esporte, iniciou uma série de atividades que vão até o dia 7 de outubro (Foto: Flaviano Schneider)

Já com 400 alunos portadores de algum tipo de necessidade especial incluídos na rede estadual de ensino, Cruzeiro do Sul é destaque em termos de inclusão. Nesta segunda-feira, 26, Dia Nacional dos Surdos, o Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (Napi), da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), iniciou uma série de atividades que vão até o dia 7 de outubro, na execução do projeto denominado Projeto de Extensão Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Segundo a coordenadora do Napi, Darci Martins, o projeto objetiva levar ao conhecimento da sociedade a importância da Libras na vivência da pessoa surda, valorizando a comunicação entre surdos e ouvintes. A programação teve abertura solene com a presença de surdos e seus familiares, professores, integrantes do Napi e representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac), com importantes palestras, dentre elas "Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais", pela doutoranda da Ufac Ivanete Cerqueira, e "Causas da Surdez e Prevenção", pela fonoaudióloga Maria José Lima.

No dia 28, dia do aniversário de Cruzeiro do Sul, surdos e seus familiares, intérpretes e professores sairão às ruas da cidade em passeata divulgando a causa. De 29 de setembro até 6 de outubro vai acontecer um minicurso sobre Libras, com carga horária de 40 horas, para 35 professores. No dia 7 de outubro, data do encerramento do projeto, acontecerá uma programação variada com esportes pela manhã na quadra da Escola São José, e à noite um bingo dançante na sede da AABB.  

Inclusão em destaque

O Napi trabalha com capacitação de professores e membros da comunidade visando a inclusão de alunos diferenciados. Dá suporte e formação aos professores regentes e para todos os alunos incluídos com necessidades especiais, sejam autistas, com síndrome de Down, deficiência intelectual ou mental, baixa visão ou cegueira. Sua atuação atinge todo o Vale do Juruá, inclusive Guajará (AM), município que solicitou inclusão em sua programação.

Há na rede estadual da região16 intérpretes que atuam diretamente nas salas de aula, 45 professores de atendimento que dão suporte aos demais professores e ainda atendem os alunos no contraturno, além da equipe do Napi, num total de 23 professores, que dão a formação em todas as áreas.

Neste ano já aconteceram vários cursos no Napi. Atualmente está em andamento o curso de Libras, que funciona à tarde e à noite. Na semana passada foram formadas duas equipes – uma na área de Braille (para cegos) e outra na área de deficiência intelectual. Em outubro acontecerá um curso voltado para baixa visão e cegueira.

O coordenador de Educação em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, informa que a SEE, além da estrutura para oferecer inclusão e da formação dos professores para melhorar o atendimento, contratou 18 cuidadores para ajudar na locomoção de alguns alunos especiais e também contratou um transporte específico para aqueles estudantes com dificuldade para se locomover de casa para a escola.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter