Inclusão socioprodutiva como alternativa de combate às drogas

Entrega de equipamentos para roçadores faz parte da programação da Semana Estadual sobre Drogas (Fotos: Angela Peres/Secom)
Entrega de equipamentos para roçadores faz parte da programação da Semana Estadual sobre Drogas (Fotos: Angela Peres/Secom)

Entrega de equipamentos para roçadores faz parte da programação da Semana Estadual sobre Drogas (Fotos: Angela Peres/Secom)

No terceiro dia da programação da Semana de Combate às Drogas, realizada pelo governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e parceiros, com o tema “Meu vício é viver”.  A primeira atividade do dia foi a Caminhada pela Paz, que se concluiu na conhecida Praça da Semsur, localizada na 3ª Regional de Rio Branco. E as atividades da manhã se concluíram com a realização de mais uma entrega de equipamentos da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).

“O trabalho da SEPN tem um contato muito próximo com a realidade dos bairros e municípios. Nós somos colaboradores e a entrega de equipamentos de hoje é uma ação do governo do Estado dando alternativas para os cidadãos, entregando política pública de inclusão produtiva e com ele os beneficiados têm oportunidade de ter um futuro melhor através da dignidade do seu trabalho e esforço”, declara o secretário de Pequenos Negócios, José Carlos Reis.

Foram entregues equipamentos de panificação para o Desafio Jovem Peniel. A Casa de Recuperação trata dependentes químicos e alcoólicos e funciona na Vila do Incra, no município de Porto Acre. São mantidos 25 residentes em tratamento que dura em média seis meses.

“Nossos residentes vão ter uma ocupação, levar consigo mais um aprendizado e o excedente de produção nós teremos a possibilidade de revender pães, bolos e produtos de confeitaria para toda a redondeza”, comemora o diretor regional do Desafio Jovem Peniel, Wellington Corrêa.

Reni Graebner, secretário de Segurança Pública reafirma a importância da inclusão social, a valorização da vida e o combate às drogas. Foram entregues também 13 kits para roçador para reeducandos do projeto desenvolvido pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.

“Os reeducandos têm um problema muito sério quando saem do presídio para conseguir emprego e ser reinseridos na sociedade e estamos com essa parceria com o Sistema S e a SEPN para tentar solucionar essa etapa. Acreditamos que com essa oportunidade de ter renda, a grande maioria deles possa optar por ter um futuro diferente, cuidando da sua família, estando distante de drogas e outros males”, destaca a juíza Maha Manasfi.

A capacitação para roçador foi realizada pelo Instituto Dom Moacyr com recursos do Pronatec. Francisco Mourão é um dos beneficiados e comenta: “Eu gostei do curso porque eu aprendi a mecânica da roçadeira, eu até sabia roçar, mas toda vez que ela dava problema a gente tinha que pagar para outros arrumarem. Eu vou poder roçar meu lar mesmo, o da minha família e me sinto preparado até para abrir uma oficina para arrumar roçadeiras e ter mais renda”.

Outro beneficiado é Wellington Oliveira, que levou hoje mesmo sua roçadeira para casa. “Eu achei bom fazer o curso, porque ganhei os materiais e vou poder ajudar minha família e meus filhos e vou ter a roçadeira para trabalhar, que é o mais importante”.

As atividades da campanha “Meu Vício é Viver” seguem até o dia 29, sábado, com o objetivo de continuar mobilizando para a prevenção de toda a sociedade acreana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter