Inclusão é tema de curso e de seminário promovidos pela Ufac

(da esquerda para a direita: Úrsula Maia, Joseane Martins, e Fernando Arruda) A Ufac realiza um número cada vez maior de ações para a inclusão no ensino superior
Úrsula Maia, Joseane Martins e Fernando Arruda. A Ufac realiza um número cada vez maior de ações para a inclusão no ensino superior (Foto: Concita Cardoso/Assessoria SEE)

Em ação na Universidade Federal do Acre (Ufac) há seis anos, o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) começa os preparativos para realizar, no mês de dezembro, o curso “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola”, voltado para a comunidade educadora do estado.

Tendo como público-alvo gestores, professores, coordenadores, intérpretes e servidores da educação ligados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), o curso está com inscrições abertas e oferta 100 vagas para os interessados, que participarão de debates envolvendo as diretrizes operacionais do AEE, a acessibilidade nas instituições de ensino, a educação de jovens e adultos e as relações étnico-raciais.

Além do curso, teve início nesta segunda-feira, 10, o segundo seminário da instituição voltado à ressignificação da prática pedagógica no ensino superior, que também aborda a questão da acessibilidade na Educação Básica e na Educação Superior.

Joseane Martins, coordenadora do NAI, explica que o incentivo à permanência dos alunos que necessitam de acesso especial é muito importante. “Atualmente, mais de 150 alunos da universidade necessitam de algum auxílio. Pensando neles é que o núcleo foi criado.”

Inclusão na Ufac

O acesso ao ensino superior é uma preocupação que se reflete nas ações da faculdade, principalmente na criação do NAI, que comporta, entre suas funções, a coordenação da sala de produção braile, que transcreve para o braile os materiais de estudo dos estudantes cegos ou com visão parcial.

A oferta de libras, utilizada pela comunidade surda, também é estimulada graças à oferta do idioma em todos os cursos de licenciatura, incluindo o ensino da primeira turma universitária de Letras/Libras.