Empreendimento vai abastecer o mercado acreano com diversidade de produtos
O primeiro frigorífico de ovinos, caprinos e suínos da região norte foi inaugurado na noite da última sexta-feira, 4. O moderno empreendimento, que está localizado no quilômetro 8 da Estrada AC 10, sentido Rio Branco/Porto Acre, vai oferecer ao mercado acreano uma diversidade de produtos, gerando inicialmente 15 empregos diretos e beneficiando mais de 2,5 mil pessoas.
Com um projeto ousado, que iniciou em 2009, o frigorífico Annasara, vai abater inicialmente mais de 100 animais por dia, mas sua capacidade de abate é bem maior. No primeiro momento os produtos serão destinados ao mercado local, mas a expectativa é que a partir do próximo ano, cheguem ao sul do país.
“Hoje estamos concretizando um projeto que começou a ser sonhado em 2009. É um empreendimento inovador. Inicialmente vamos abastecer o mercado local, mas já sonhamos em chegar até o sul do Brasil e, até mesmo, em outros países”, afirmou a sócia-proprietária do empreendimento Luciana Mendonça.
Para garantir os animais necessários para abastecer o mercado, os proprietários do frigorífico, com apoio do Governo do Estado, do Sebrae e de outras instituições, estão trabalhando em parceria com criadores, garantindo assessoria técnica e especializada para acompanhar a criação.
De acordo com Alberto Moretto, sócio-proprietário do empreendimento, a intenção é fortalecer a cadeia de criadores, garantindo o aumento do número de animais, com qualidade genética, de modo que seja possível abastecer o mercado local e exportar os produtos.
“Ainda estamos dando os primeiros passos. O apoio do Governo, do Sebrae e de outras instituições tem sido fundamental para que possamos fortalecer a cadeia de criação de ovinos, caprinos e suínos. Estamos dando os passos certos para que o Acre seja um grande potencial nesse setor”, assegurou.
Construído dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, Idaf e de acordo com a legislação, o frigorífico Annasara tem um preocupação com o meio ambiente. Um exemplo é que toda água utilizada no abate dos animais é reaproveitada para a irrigação da plantação de milho que serve para alimentar os animais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), Edvaldo Magalhães, destacou a importância do frigorífico, lembrando que o Acre vive um novo momento, com a industrialização, garantindo a geração de emprego e renda.
“O governador Tião Viana tem como prioridade a industrialização do Acre. Empreendimentos como esse agregam mais valor aos nossos produtos, gerando mais emprego e garantindo a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas. Os proprietários estão de parabéns pela ousadia e pela coragem. Estamos vivendo uma fase nova em nosso Estado e quem apostar vai conseguir bons resultados”, disse.
Participaram da inauguração a deputada federal Perpétua Almeida, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valmir Ribeiro, secretários, empresários e criadores.