Num dos endereços mais nobres da cidade agora existe um palácio. O novo prédio, antiga sede da Federação do Comércio do Estado do Acre, é um edifício de oito pavimentos e 42 salas de 52 metros quadrados que vai garantir a sustentabilidade financeira da instituição.
O Palácio do Comércio, Edifício Raimundo Nonato de Oliveira, foi inaugurado na noite de quinta-feira, 27, pelo presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, com a presença do governador Tião Viana e do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. No imóvel serão abrigados consultórios, escritórios de advocacia, representantes comerciais e de serviços e órgãos da administração pública. O empreendimento tem amplo estacionamento, salão de eventos, cantina e recepção.
Para o governador Tião Viana, o novo prédio representa a elevação da qualidade de vida no Estado do Acre. “Esse ambiente expressa a hospitalidade do nosso Acre. É uma maneira de traduzir como acolhemos as pessoas, e queremos encontrar as pessoas no ambiente de trabalho, na escola, numa empresa, no restaurantes. Essa obra representa carinho e amor pelo Estado, em todo o seu capricho. Este edifício representa a homenagem dos dirigentes da categoria aos comerciantes e comerciários. A nossa trincheira é o desenvolvimento econômico. A economia vai mudar o nosso tempo”, comentou.
O prefeito Marcus Alexandre elogiou a obra. “O comercio é um setor forte no Estado e responsável por movimentar boa parte da economia da cidade. O prédio tem uma arquitetura moderna, localizado numa das regiões mais nobres do Acre, e tenho certeza de que quem alugar uma dessas salas terá muito sucesso”, disse.
Leandro Domingos disse que o Palácio do Comércio não pretende ser suntuoso, mas demonstrar a força que o comércio tem na economia acreana. “É uma arquitetura moderna, que segue a evolução e o desenvolvimento que o Acre atingiu em suas obras, e o mais importante é que vai nos dar sustentabilidade financeira”, comentou.
O presidente da Federação do Comércio do Amazonas, José Roberto Tardos, condecorou o presidente Leandro Domingos com a Ordem do Mérito Comercial do Amazonas, no grau Grande Oficial, a mais alta distinção oferecida pela Federação do Comércio do Amazonas.
Sobre o homenageado
Raimundo Nonato de Oliveira, que empresta seu nome ao edifício, foi um dos fundadores da Fecomércio. Era conhecido por Dico. Ocupou vários cargos na diretoria da instituição. Foi empresário do ramo farmacêutico e vereador em Senador Guiomard. Faleceu em junho de 2011.