Inaugurada em Rio Branco primeira fábrica de calçados do Acre

Tião Viana foi um dos maiores incentivadores da fábrica que pode chegar a 100 postos de trabalho e 1.500 pares de calçado por dia (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana foi um dos maiores incentivadores da fábrica que pode chegar a 100 postos de trabalho e 1.500 pares de calçado por dia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Uma grande festa na manhã desta quinta-feira, 1, marcou a inauguração da primeira fábrica de calçados do Acre, a BootNorte. Localizada no Polo Industrial, em Rio Branco, o empreendimento, que contou com todo o apoio do governo do Estado, já gera 14 postos de trabalhos, produzindo 200 pares de calçados por dia. Quando chegar ao ápice, a fábrica poderá ter 100 funcionários e produzir 1.500 pares por dia.

O governador Tião Viana foi um dos grandes incentivadores do empreendimento de R$ 3,6 milhões e comemorou o resultado do projeto, que levou cinco anos para ser concretizado pelos empresários Esmerino do Vale, o Pataco, e seu sócio da BootMinas, Sebastião Carlos, dono de uma fábrica em Guaxupé (MG).

“Essa foi uma caminhada longa de entendimentos e incentivos para que este resultado fosse alcançado. Podemos chegar aos países vizinhos e aproveitar o couro que sai in natura do Acre, sendo agora beneficiado e aproveitado por uma indústria de ponta. É o Acre entrando num caminho de autossuficiência no setor de calçados a partir de uma vontade de industrialização que se verifica neste momento entre empresários e governo”, disse Tião Viana.

O empresário Pataco conta ainda como a ideia da fábrica de calçados surgiu: “Em uma viagem a Brasília, coincidentemente eu sentei do lado do governador Tião Viana, que me perguntou se eu era da região de Guaxupé. Confirmei, e ele perguntou se eu não conseguia trazer uma fábrica de calçados para cá. Respondi: ‘Vamos tentar’. Fiz uma visita ao meu amigo Sebastião, que tem uma fábrica firme e estável lá [Guaxupé], e ele topou”.

Produto de qualidade

A princípio, a BootNorte produzirá dois modelos de calçados tipo EPI em couro e já está comercializado com Rondônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A princípio, a BootNorte produzirá dois modelos de calçados tipo EPI em couro e já está comercializado com Rondônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A princípio, a BootNorte produzirá dois modelos de calçados tipo EPI (Equipamento de Proteção Individual) em couro. A fábrica possui mercado garantido, visto que poucas existem na região e os EPI são obrigatórios pelos regimentos trabalhistas.

Com contratos já fechados, a primeira remessa de calçados já foi enviada para Porto Velho (RO).

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Sibá Machado, ressalta: “Aqui nasce uma fábrica moderna no espaço que foi destinado para instalações como essas, que é nosso Polo Industrial. Isso quer dizer que o Acre põe mais um pé no crescimento e desenvolvimento de sua economia”.

Entre as sete mulheres à frente da linha de produção, Adriana Pires é uma das que comemora o emprego. Antes desempregada e com um filho de um ano, ela disse que estava desesperada. “Vem sendo uma experiência ótima para nós, porque a maioria estava desempregada, e estamos aqui construindo e evoluindo. As coisas vão melhorando aos poucos”.

untitled-infogr_9575267_132501be52d15ac9c74e060dbc5264d079a68ca8

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest