Inauguração da Fábrica de Ração consolida piscicultura do Acre

Piscicultor há muitos anos, Benício garante que agora pode se ganhar dinheiro (Foto: Assessoria Sedens)
Piscicultor há muitos anos, Benício garante que agora pode se ganhar dinheiro (Foto: Assessoria Sedens)

Ração para peixe sempre foi um entrave para o crescimento da piscicultura no Estado. Há quatro anos um piscicultor de Cruzeiro do Sul, por exemplo, comprava ração de peixes em São Paulo ou Paraná e remetia para Porto Velho, depois pegava uma balsa para Manaus e só cerca de 70 dias depois ela chegava ao vale do Juruá. Essa saga logística até parece que aconteceu há 100 anos, mas foi uma constante até bem pouco tempo. 

Hoje essa realidade é completamente diferente, pois aqueles mesmos piscicultores, lá do Juruá, contam com uma rodovia com trafegabilidade de inverno a verão, apoio do governo para abertura de viveiros, modernos laboratórios de alevinos, frigoríficos em fase final de construção que em breve entram em funcionamento, e agora uma fábrica de ração para peixes, a mais moderna do Brasil.

A Fábrica de Ração do Complexo Industrial de Piscicultura do Acre une alta qualidade e alta produtividade e é a primeira fábrica no Brasil especializada em ração para peixes carnívoros. Por dia ela produzirá cerca de 200 toneladas de ração, o suficiente para abastecer o Acre e estados vizinhos. Para garantir esta produção, a fábrica usará cerca de 120 toneladas de grãos por dia, produto que vai ser comprado dos agricultores do Acre.

Com a inauguração que será realizada neste domingo, 29, os piscicultores, que sempre sofreram com o elevado preço da ração, acreditam que as coisas para o setor vão melhorar mais. 

“Com essa fábrica eu acredito que o preço vai baixar, nós cooperados e sócios do Complexo vamos ter alguns benefícios na hora da compra. Então, eu acredito que as coisas vão sim ficarem boas, nosso lucro vai aumentar”, comenta Francisco Antônio, piscicultor da comunidade Panorama, zona rural de Rio Branco. 

A ração produzida pela Fábrica irá abastecer o mercado local e nacional, que está em grande ascensão. Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) o mundo vai dobrar seu consumo de peixes em 10 anos e aponta o Brasil como o potencial provedor desta demanda de mercado. 

Francisco afirma que com essa fábrica o preço da ração vai baixar (Foto: Assessoria Sedens)
Francisco afirma que com essa fábrica o preço da ração vai baixar (Foto: Assessoria Sedens)

Para Jaime Brum, assessor da Peixes da Amazônia – empresa pública, privada e comunitária, que administra o Complexo de Piscicultura – para que isso se torne possível o Brasil teria que aumentar sua produção em até 50 vezes.

“Isso demonstra que o Acre está bem posicionado no difícil papel de ser produtor – exportador competitivo, pois o Brasil e o mundo querem nossa produção de surubim e pirarucu. Mostra também que o governador Tião Viana acertou em apostar na produção de peixe do estado aliado à industrialização”, afirma Brum.

Mas enquanto o Acre caminha para um processo futuro de exportação, os piscicultores acreanos vão ganhando técnica e experiência, aumentando sua produção e abastecendo o mercado local. José Benício, da comunidade Quixadá, possui 4,7 hectares de lâmina d’agua e na sua última despesca retirou dois mil quilos, só de surubim.

Para Edvaldo Magalhaes, o Complexo de Piscicultura garante bom alevino, boa ração e garantia da compra (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para Edvaldo Magalhães, o Complexo de Piscicultura garante bom alevino, boa ração e garantia da compra (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Este ano consegui ganhar um bom dinheiro, porque comprei no Centro de Alevinagem um alevino de surubim de qualidade, ao custo de R$0,90, sendo que no passado cheguei a pagar pelo mesmo R$ 4,00, então meu lucro foi lá em cima”, confessa empolgado com os resultados. 

Para o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Edvaldo Magalhães, exemplos como de Benício se tornaram comuns em todo o estado. 

“Três fatores garantem uma piscicultura de qualidade e competitiva: alevinos com boa genética, ração com poder de conversão e um frigorífico que garante o processamento. O Complexo Industrial da Piscicultura soma esses três fatores em um único endereço. Isso faz com que o Acre seja pioneiro numa piscicultura de referência para o Brasil”, diz Edvaldo. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter