Governador acreano defendeu desburocratização de barreiras sanitárias entre os dois países para fortalecer transações comerciais
Como desburocratizar as exportações e importações de produtos agrícolas brasileiros e peruanos foi o principal tema abordado por governadores brasileiros e peruanos durante encontro com a ministra da Agricultura do Peru, Fabíola Muñoz Dodero.
Assim como o Brasil, o Peru tem uma forte cultura produtiva e se destaca no cultivo de milho, batata, alho e uma grande variedade de frutas. Porém, barreiras fitossanitárias impostas pelos dois países travam o fluxo de mercadorias. O baixo efetivo de servidores nas alfândegas dos dois países é outro aspecto negativo que atrapalha o processo de importações e exportações.
A ministra da Agricultura do Peru, Fabíola Muñoz, reconheceu que é preciso estreitar as transações comerciais entre seu país e o Brasil. Atualmente, a legislação protecionista de ambos os governos prejudica as relações empresariais.
“As nossas tratativas com o Chile, Bolívia e Equador estão bem mais avançadas em relação ao Brasil. Por isso, entendemos que precisamos avançar juntos em políticas bilaterais que sejam benéficas para as duas nações”, argumentou.
Durante sua fala, o governador Gladson Cameli afirmou que o agronegócio é uma das principais diretrizes de sua gestão para alcançar o franco desenvolvimento econômico por meio da produção rural.
“Este encontro tem tudo a ver com aquilo que desejamos fazer em nosso governo porque acreditamos muito que o agronegócio pode ser a salvação econômica do meu estado e quando estivermos produzindo, com certeza, o Peru é um excelente mercado para comprar nossa produção, assim como nós temos total interesse em comprar os excelentes produtos que já são produzidos aqui no Peru e que podem chegar mais frescos e mais baratos no Acre porque a distância é bem menor”, enfatizou o governador.
Para o senador Sérgio Petecão é preciso criar agendas positivas que ajudem a eliminar os pequenos entraves já a partir deste ano, no encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro e Martín Vizcarro.
“Como parlamentar, acompanho essa questão de integração há muitos anos e, infelizmente, muito pouco foi concretizado entre Brasil e Peru. Temos que avançar nessa questão porque já perdemos inúmeras oportunidades de negócios por conta desta burocracia que só nos distancia”, pontuou.
O encontro com a ministra da Agricultura encerrou o Encontro Binacional de Governadores da Fronteira Brasil-Peru, em Lima. Além do governador Gladson Cameli, a audiência contou com a presença do senador Sérgio Petecão, dos deputados federais Jéssica Sales e Manuel Marcos, do governador de Rondônia, Marcos Rocha, do governador de Madre de Dios, Luís Hidalgo Okimura, e do governador de Ucayali, Francisco Pezo Torres.