emissões de carbono

IMC dialoga com Californiana Air Resources Board sobre sistemas de REDD+ Jurisdicional

O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, participou de agenda com os representantes da Califórnia Air Resources Board para retomada de parcerias técnicas acerca dos sistemas de REDD+ Jurisdicional.

O encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira, 9, na  13ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF), realizada em Mérida, no México.

Encontro foi realizado na 13ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF), em Mérida, no México. Foto: cedida

A conselheira-chefe adjunta da Califórnia Air Resources Board, Shannon Dilley, sinalizou que estão prontos para retomar as reuniões técnicas entre os institutos para avançar com a agenda sobre a compatibilidade dos sistemas jurisdicionais de ambos os Estados, que pode acelerar o desenvolvimento de políticas públicas de baixas emissões de carbono.

Leonardo Carvalho destaca que ficou acordado como encaminhamento a definição da equipe governamental que participará das reuniões e nova agenda conjunta entre as partes:

“A retomada do diálogo com a Califórnia é de uma importância estratégica para o Estado do Acre, que após a compatibilização técnica permitirá o acesso ao mercado regulado de carbono da Califórnia. Ambos os sistemas deles foram criados com base no Sisa, por isso podemos ter facilidade de gerar receita diante da necessidade da descarbonização das empresas californianas”.

IMC dialoga com Californiana Air Resources Board sobre sistemas de REDD+ Jurisdicional. Foto: cedida

Para melhor alinhamento das políticas ambientais do estado do Acre, participaram também da reunião a secretária de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas e presidente do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, Julie Messias; o presidente da Companhia de Desenvolvido de Serviços Ambientais (CDSA), José Gondim; a assessora especial indígena, Francisca Arara; e a diretora técnica da CDSA, Rosangela Benjamim.