Imac entrega licença ambiental para piscicultores de Mâncio Lima

Cerca de 30 produtores participaram da solenidade de assinatura e entrega do documento e aproveitaram para tirar as dúvidas da categoria

mancio_pesca2.jpg

Pescadores receberam a licença para prática da atividade (Foto: Sismat Assessoria)

A Cooperativa de Piscicultores de Mâncio Lima reuniu seus membros na manhã da última sexta-feira, 17, com representantes do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap) para a solenidade de entrega da Licença de Instalação que vai permitir o beneficiamento de produção de pescado do município. Assim, os pescadores agregam valor a seu produto e mais famílias se tornam agentes do crescimento econômico da região.

Além da entrega da licença, a presidente do Imac, Cleísa Cartaxo, aproveitou para tirar as dúvidas dos empreendedores com relação ao licenciamento e legalização das terras. O procedimento de legalização ajuda os produtores a se credenciar para fechar negócios com grandes empresas e garante que a indústria funcione sem agredir o meio ambiente.

"O trabalho do Imac é prova do esforço do governo do Acre para promoção do desenvolvimento sustentável no Estado. O Imac vem se modernizando para modernizar o atendimento dos produtores. Trabalhamos com o menor prazo do Brasil para licenciar um empreendimento e encaramos esse desafio sem abrir mão da qualidade no atendimento", disse.

O grupo de piscicultores de Mâncio Lima é referência no Estado. Mais de cem produtores estão organizados em duas associações que juntas produziram 150 toneladas de pescado no ano passado.

As associações contam com o apoio de várias entidades e participam de fóruns sobre o tema pelo Brasil. Um dos parceiros é o Sebrae, que já ofereceu cursos sobre legislação, manejo de peixes, produção sem destruição e vários outros.

O presidente da cooperativa, Sansão Nogueira, ressalta a importância de encontros como esse que colocam a comunidade em contato direto com os gestores do governo. A proximidade ajuda a resolver os problemas e abre um canal direto para as reivindicações da comunidade.

Também participaram do encontro o presidente da Aleac, deputado estadual Edvaldo Magalhães, e o vice-prefeito de Mâncio Lima, Eriton Macedo, que falou sobre a importância do licenciamento ambiental para os empreendimentos do município, "que vem batalhando para fortalecer as saídas econômicas da população".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter