Imac encerra o Mês do Meio Ambiente com ações de preservação e educação ambiental

Por Fabiana Matos

Durante todo o mês de junho, o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), realizou no interior do estado palestras educativas sobre Educação Ambiental. A ação faz parte do cronograma do órgão que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da reciclagem e do reflorestamento.

Produtores do ramal Toco Preto em Sena Madureira. Foto: cedida

A responsável pela ação, Socorro Rodrigues, destacou a importância das experiências para criação da consciência ambiental. “O Estado assumiu o compromisso de alertar os produtores, agricultores e alunos sobre a construção de um Acre mais resiliente, colocando a sustentabilidade no centro das políticas educacionais. São discursos de transformação da comunidade rural e escolar, afinal, as crianças são o futuro da nação”, disse Socorro Rodrigues, coordenadora da Educação Ambiental no IMAC

Escola municipal, Leonice Fernandes De Almeida Bregense. Foto: cedida

E nesta semana, a cidade de Sena Madureira recebeu a equipe do IMAC, que ministrou palestras em escolas e associações. Na cidade, a prefeitura, através do núcleo do Imac, continua trabalhando no processo de divulgação e fiscalização. Os temas abordados nas atividades se referem à poluição, ao desmatamento, desperdício de água, extinção de espécies de fauna e flora, queimadas, licenciamento e outros temas de impacto ambiental causado pelo homem.

Alunos da escola José Joaquim de Matos na Zona Rural de Sena Madureira. Foto: cedida

Segundo a coordenadora do núcleo de representação Purus, Marileide Serafim, o objetivo da governo, prefeitura e parceiros é promover a comunidade rural a consciência ambiental, a redução de danos, evitando impactos climáticos e proporcionando maior qualidade de vida. “As pessoas precisam reconhecer a importância das árvores em nossa vida, por isso o plantio de mudas nas comunidades visa valorizar cada vez mais o verde e conscientizar a população sobre sua importância”, destaca a titular da Serafim.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Sena Madureira para crianças de 7 a 14 anos. Foto: cedida

A escola de zona rural José Joaquim de Matos, no km 85 recebeu o selo pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) de melhor água potável de Sena Madureira, por ter suas margens, nascentes e cabeceiras preservadas. “Aqui na escola, temos o compromisso de contribuir com a educação, o desenvolvimento local e o meio ambiente com os alunos nas comunidades ao redor. Por isso, incentivamos ações em prol de transformações essenciais para o futuro. Quanto mais cedo o tema for abordado, maiores serão as chances de contornamos a situação, disse a diretora, Lucicleia Gomes

Só este primeiro semestre, a equipe já percorreu 11 municípios e nos próximos meses a equipe estará percorrendo cidades do Purus e Juruá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter