O Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) apreendeu 25 curiós, de vários proprietários, que estavam sendo transportados de forma irregular na zona urbana de Cruzeiro do Sul, na semana passada. Todos os pássaros estavam sem a anilha, que comprova o registro da ave, por isso foram soltos imediatamente.
Aos proprietários dos curiós que tinham anilha foi dado o prazo de 72 horas para que apresentassem a guia de transporte. Contudo, muitos não apresentaram e, por isso, tiveram seus pássaros soltos. Os que apresentaram o documento receberam ainda uma advertência, já que é proibido circular sem a guia.
Rondinelli Santos, biólogo do Imac, explica que para alguém possuir um curió tem que ser adquirido de um criatório autorizado, ou seja, ele não pode ser capturado na natureza.
Em seguida, é necessário fazer um cadastro no site do Ibama, onde irá deixar seus dados e adquirir a anilha, que é colocada no pé do pássaro. O passarinheiro retira então um boleto, paga uma taxa de R$ 30 – anual – e retira a guia de transporte.
É preciso ainda que em cada guia conste o nome do proprietário. Se o pássaro estiver com outra pessoa, também pode ser apreendido.