Com objetivo de trabalhar as políticas de inclusão e promoção racial, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promoveu em Cruzeiro do Sul, nesta segunda-feira, 22, a capacitação para gestores públicos sobre a promoção da igualdade racial. O evento contou também com a participação de representantes da sociedade civil, vereadores e professores, e teve como ato inicial a palestra do secretário Nilson Mourão, mostrando um histórico de ações da Sejudh em prol da promoção da igualdade racial.
A contribuição histórica dos negros para o Brasil, saúde da população negra, o sistema de cotas na educação, a intolerância religiosa e o estatuto da igualdade racial foram os temas debatidos na formação.
“O preconceito e a discriminação no país têm que ser vistos como um produto social, que durante séculos acumulou o domínio econômico, intelectual e social da classe dominante de descendência europeia, e que agora, guiado pela uma constituição, o Estado brasileiro elabora políticas de reparação que começam a incluir os milhões de negros segregados historicamente”, afirmou Ogan José de Arimatéia, coordenador da Divisão de Promoção da Igualdade Racial da Sejudh.