Igualdade de gênero, raça e etnia é tema de palestras nos cursos da Fespac

Palestra levanta debate sobre o respeito às questões de gênero, raça e etnia (Foto: Angela Peres/Secom)

Durante todo o ano de 2017, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Política para as Mulheres (SEPMulheres) e a Escola do Servidor Público do Acre (Fespac) levará o debate da igualdade de gênero, raça e etnia para os servidores que participam de cursos oferecidos pelo Estado.

O termo de cooperação técnica assinado entre as instituições prevê a participação da equipe da SEPMulheres na abertura de 38 cursos que serão realizados até o fim do ano.

As palestras levarão aos servidores participantes o debate sobre a importância do respeito à mulher no ambiente de trabalho.

“A palestra sobre gênero e gestão, raça e etnia vista desconstruir mitos e preconceitos a partir da reflexão de uma nova ética de valorização das mulheres com respeito à diversidade e equidade”, disse a secretária de Política para as Mulheres, Concita Maia.

Nesta segunda-feira, 13, a assistente social Rafaela Barbosa e a assessora jurídica Hálica Kaialy palestraram para a turma do curso “Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho”. Com 16 horas de duração, o curso vai até o próximo dia 16 e tem 32 servidores inscritos.

Para a servidora pública Maria Leudes, da Cageacre, é importante que o tema seja pauta constante na sociedade.

“Esse debate é de extrema importância, porque na prática, vivemos numa cultura machista que diminui a mulher enquanto profissional. É comum ter que lidar com homens que acham que podem mais, que sabem mais e que por isso não valorizam o papel da mulher na sociedade”, comentou a participante.

Segundo Hálica Kaialy, da SEPMulheres, a ideia é de que as palestras alcancem o maior número possível de servidores, para que relatos como esse deixem de existir.

“A mulher ainda é vista como sexo frágil e objeto de desejo sexual. Mesmo com todo o empoderamento por essa luta pela igualdade, precisamos manter essa discussão constante entre a sociedade. Este é um dos papeis da SEPMulheres”, disse a assessora jurídica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter