Até o fim deste semestre, o Instituto Federal do Acre (Ifac) deverá iniciar aulas em cursos técnicos em unidade da Baixada do Sol. O início dos cursos técnicos na região será possível porque o Instituto firmou um acordo de cooperação com o governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Educação. Segundo Breno Silveira, chefe de gabinete de planejamento de gestão do Ifac, na próxima semana serão abertas as vagas para professores e técnicos que vão atuar nessa nova unidade do órgão.
As vagas para os cursos técnicos e os cursos que serão disponibilizados deverão ser publicadas em edital único e a previsão de publicação, até junho. O secretário de Educação do Estado, Daniel Zen, revelou que esta unidade que ofertará cursos técnicos na Baixada do Sol será provisória, atenderá os alunos enquanto a unidade definitiva está sendo construída.
“Esta unidade será instalada no Cais (Centro de Atenção à Inclusão Social) que passará por uma reforma e ampliação para atender melhor a demanda do Instituto Federal do Acre”, detalha Zen.
Breno Silveira ressaltou que nesta primeira fase de implantação do Ifac na Baixada do Sol serão disponibilizados cursos técnicos para jovens que concluíram o Ensino Médio porque essa modalidade de profissionalização possibilita a inclusão do jovem no mercado de trabalho de maneira mais rápida.“Porém, quando o campus do Ifac estiver concluído a instituição estenderá sua oferta de cursos para as áreas de graduação. O campus na Baixada do Sol terá capacidade de atender 1.500 pessoas”, frisou Silveira.