Ifac inaugura campus na Baixada do Sol

Moradores da Baixada do Sol ganham campus do Instituto Federal do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Moradores da Baixada do Sol ganham campus do Instituto Federal do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Educação pública, gratuita e de qualidade agora está mais perto dos moradores da Baixada do Sol, região que abriga pelo menos 70 mil pessoas, além do público flutuante. O Instituto Federal do Acre (Ifac) inaugurou nesta segunda-feira, 25, o Campus Avançado da Baixada do Sol, com a presença do governador Tião Viana e do secretário de Educação, Daniel Zen.

O campus funciona numa antiga escola da região. O secretário de Educação, Daniel Zen, explica que o espaço foi reformado para atender ao Ifac, até que uma sede própria, que já tem o recurso disponível para ser construída, fique pronta. Foi investido R$ 1,3 milhão na reforma e adequação dos espaços pelo governo do Estado do Acre.

O governador Tião Viana lembrou do esforço do ex-presidente Lula para levar o ensino superior aos brasileiros. “Até o Lula assumir, tínhamos 140 unidades de ensino superior no Brasil. Hoje estamos caminhando para mais de 500. Temos que celebrar esse momento para a juventude”, comentou.

O campus avançado tem capacidade para 800 alunos e hoje mais de 200 já utilizam a estrutura, cursando os cursos técnicos que são oferecidos pelo instituto nas áreas de agroecologia, aquicultura e construção civil. Os interessados em fazer parte da instituição de ensino devem ficar atentos aos editais publicados no site do Ifac.

Governador participou da solenidade de inauguração do campus do Ifac na Baixada do Sol (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governador participou da solenidade de inauguração do campus do Ifac na Baixada do Sol (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para Breno Carrilho, reitor do Ifac, o instituto tem ajudado a construir sonhos. “O Ifac é do povo do Acre, para o povo do Acre e pelo povo do Acre. É por isso que temos aulas também nos municípios mais distantes, nas regiões mais isoladas”, disse.

O assessor do governo do Estado e ex-prefeito de Rio Branco, professor Raimundo Angelim trouxe um dado interessante durante a solenidade. “O Acre é um dos Estados que, proporcionalmente, mais têm alunos cursando o ensino superior. Temos entre 26 e 30 vagas para cada mil habitantes”, disse.

Os deputados federais Sibá Machado e Perpétua Almeida e os deputados estaduais Geraldo Pereira, Maria Antônia e Marileide Serafim prestigiaram o evento. Sibá tem destinado boa tarde de suas emendas para projetos educacionais.

Galeria de imagens 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter