Para dar encaminhamento às questões e pendências referentes às bolsas de educandos e mediadores, em caráter emergencial, e dar prioridade à efetuação dos pagamentos, o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) está promovendo uma força-tarefa com mutirões das equipes da Diretoria Administrativa e Financeira, bem como, setores Jurídico, Controle Interno, Divisão de Pessoas, Assistência Estudantil e Pronatec, para transações e procedimentos pertinentes aos devidos pagamentos.
A intenção, de acordo com o presidente da autarquia, Francineudo Costa, é que os referidos gargalos e pendências, oriundos da gestão anterior, sejam resolvidos nos próximos dias.
Segundo ele, a folha de pagamento encontra-se parcialmente em aberto por conta de que os pagamentos realizados estavam sendo efetuados à prestação, uma vez que, educandos e mediadores sofreriam baixas expressivas nos valores integrais das bolsas, por conta dos descontos que incidiriam sobre eles, reduzindo ainda mais o valor líquido recebido, o que foge da alçada desta autarquia.
A medida, porém, acabou acarretando insatisfações e outros desdobramentos e o Ieptec decidiu por realizar a quitação dos valores, na íntegra, com a maior brevidade possível, de todos os pagamentos de bolsas em aberto, para resolver a situação em caráter definitivo.
Ainda segundo o presidente da autarquia, não procede a afirmação de que educandos e mediadores não estão recebendo o pagamento desde o começo da nova gestão.
Até a presente data, por exemplo, foram envidados esforços para emitir 2.517 pagamentos de educandos, o que configura o percentual de quase 70% de quitação nos referidos débitos. Restando, a partir de então, 1.275 bolsas a serem pagas.
Após a implementação das providências devidas, havendo situações emergenciais que demandem respostas urgentes, o Ieptec garantiu que poderá adotar as medidas cabíveis para resolvê-las.