ações

Ieptec marca presença na Mostra Viver Ciência levando os trabalhos realizados pelos centros de educação profissional da rede

A Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Viver Ciência), que aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), não poderia deixar de ter um espaço reservado para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que é desenvolvida pelo Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr, do governo do Acre.

O instituto tem se empenhado para levar cursos gratuitos para a população do estado, e participou do evento como forma de apresentar as ações que desenvolve por meio de alguns dos seus centros, que atuam em Rio Branco e em diversos municípios do estado.

No primeiro dia de mostra, a equipe da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, da rede Ieptec, realizou testes rápidos de covid nos visitantes interessados, bem como sessões de massagem relaxante e ventosaterapia, atividades que fazem parte da grade curricular de cursos como enfermagem e estética, ambos do catálogo de formações da escola. “A nossa participação  na mostra além de contribuir com a sociedade nesse momento de aumento no número de casos de covid, onde facilitamos o acesso do público à testagem, foi trazer visibilidade para a nossa escola”, explicou a enfermeira e servidora do Ieptec, Maria José Sousa.

Enfermeira do Cept Maria Moreira preparando para coletar o muco nasal para realização do teste rápido de covid-19. Foto: Assessoria Ieptec.

O estudante Lucas Luan Lima, do Curso Técnico em Farmácia pelo Cept Maria Moreira, participou das apresentações dos trabalhos junto à equipe da escola e falou sobre a experiência de participar da feira. “Eu gosto bastante de participar do Viver Ciência porque é uma oportunidade de conhecer novos projetos e também apresentar coisas novas para as outras pessoas”, salientou.

 

Movimentação no estande do Ieptec no 1º dia de visitação da Mostra Viver Ciência. Foto: Assessoria Ieptec.

Ainda na quarta-feira, no período da noite, entrou em ação a equipe da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício. Ao público que visitou o estande do Ieptec, foi oferecida a degustação do famoso mousse de cupuaçu com farofa de castanha, receita de autoria da chef Rafysa Assem, que também é mediadora dos cursos de confeitaria e panificação ofertados pela escola.

Equipe do Cept de Gastronomia junto com os educandos, que também participaram do evento. Foto: Assessoria Ieptec

O segundo dia de Mostra Viver Ciência foi dedicado à arte e cultura, segmentos que também fazem parte do catálogo de cursos do Ieptec, por meio da Usina de Arte João Donato. Os visitantes ficaram maravilhados com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos educandos do Curso Técnico em Processos Fotográficos.

Estudantes apreciando a exposição de fotografias antigas produzidas pelos educandos da Usina de Arte. Foto: Janaina Progênio.

Para o presidente do Ieptec, Carlos Peres, “foram dias de alegria para nós em podermos mostrar as ações da instituição. Temos desenvolvido um trabalho dentro das nossas unidades, e agora estamos expondo aqui para que as pessoas conheçam as ações do instituto e saibam do nosso alcance e proposta que o Ieptec tem, em nome do governo do Estado, na área da educação profissional voltada para a público estudantil”, disse.