Ieptec inicia aulas com alunos da Educação de Jovens e Adultos

Uma das novidades na área da educação profissional ofertada pelo governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), é o atendimento ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com capacitações diversas, a modalidade de ensino, que é uma demanda da Secretaria de Estado de Educação (SEE), já iniciou algumas turmas no estado.

Durante formação pedagógica, representando a SEE, o coordenador da EJA, Jessé Dantas, orientou os novos mediadores do Ieptec que atuarão na modalidade. Foto: Ascom/Ieptec

Com a inserção da EJA, o Ieptec capacita estudantes que iniciaram o médio pela rede pública estadual e que estão matriculados na categoria de ensino. Para o 1º semestre, a autarquia abriu 42 turmas e vai atender 39 escolas no estado. “É mais um grande desafio para o Ieptec, mas, com a competência da nossa equipe, a nova jornada tem tudo para ser bem-sucedida”, disse o gestor do instituto, Alírio Wanderley.

Equipe do projeto EJA durante planejamento dos cursos. Foto: Ascom/Ieptec

O Ieptec disponibilizou um catálogo de cursos variados para o público da EJA. São capacitações de curta duração, tais como assistente de cabeleireiro, frentista, recepcionista, cuidador de idoso, agricultor orgânico, confeiteiro, salgadeiro e pizzaiolo, entre outros.

As aulas dos cursos são ministradas duas vezes por semana, nas escolas da educação básica que ofertam EJA e que foram contempladas com o Projeto de Educação de Jovens e Adultos Articulado à Educação Profissional, desenvolvido pelo Ieptec.

Primeiro dia de aula do curso de salgadeiro na Escola Paulo Freire, na capital. Foto: Ascom/Ieptec

“Além dos mediadores, contamos com uma equipe de profissionais de excelência para dar suporte aos processos de planejamento das aulas, com assessores pedagógicos, supervisores de área técnica e apoio não docente, para atender todos os centros da Rede Ieptec”, afirma Meiry Silva, coordenadora do projeto.

Alunos do curso de assistente de contabilidade da Escola Belarmino de Mendonça, em Mâncio Lima. Foto: Ascom/Ieptec

Os cursos se iniciaram na primeira semana de março, em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Porto Walter, e são executados pelo Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora), que atende seis escolas no Juruá. Já em Rio Branco, as aulas começaram na segunda-feira, 11, e, nos demais munícipios, os cursos terão início de forma gradativa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter