Itinerário

Ieptec inicia ano letivo em mais seis municípios no Acre com formação técnica e profissional

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), dá continuidade ao retorno das aulas do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) com os alunos do ensino médio.

Alunos da Escola Estadual João Ricardo de Freitas, durante aula do Curso Técnico em Contabilidade, executado pelo Cept João de Deus, da Rede Ieptec. Foto: Assessoria Ieptec.

Para os estudantes do IFTP do Ieptec, o ano letivo 2023 já iniciou em seis municípios no dia 27 de março: Cruzeiro do Sul; Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo; Acrelândia; Plácido de Castro e Senador Guiomard. No decorrer da próxima semana, as aulas iniciarão em escolas dos municípios de Capixaba, Assis Brasil, Bujari, Porto Acre, Manoel Urbano e Rio Branco.

Alunos do Ceflora, em Cruzeiro do Sul, em aula inaugural do Curso Técnico em Desenho da Construção Civil, formação inédita no estado do Acre. Foto: Assessoria Ieptec.

“A partir de segunda, dia 17, a Rede Ieptec retoma o ano letivo com os jovens já matriculados e que darão sequência aos seus cursos, e também com aqueles que realizaram matrículas para este ano. Cada um tem o seu calendário, ou seja, as turmas iniciam seguindo o cronograma do Novo Ensino Médio”, explica a diretora de ensino do Ieptec, Mara Lima.

Atualmente, a rede pública estadual de ensino possui 47 escolas que ofertam cursos do IFTP por meio das instituições: Ieptec, Senac e Senai. Dessas, 24 escolas atuam, exclusivamente, com cursos da Rede Ieptec que, para este ano, formou 90 turmas em 16 cursos, e conta, até o momento, com 1.814 novas matrículas. “Esse número ainda vai aumentar, porque ainda estamos em alguns processos de ‘escuta ativa’ na rede de educação básica”, disse Mara.

Alunos da Escola Cívico Militar Adalci Simões durante o início das aulas do Curso Técnico em Recursos Humanos, ministrado pelo Cept Campos Pereira, da Rede Ieptec, em Senador Guiomard. Foto: Assessoria Ieptec

E uma novidade do Cept em Serviços Campos Pereira: “Os alunos do Campos Pereira, em Rio Branco, já terão um novo espaço, o prédio do antigo Colégio Vitória. O Ieptec se organizou pedagogicamente, em estrutura física e de equipamentos, e estamos prontos para receber os nossos alunos. Que as famílias saibam que seus filhos terão um bom acolhimento na nossa rede”, acrescentou a diretora de ensino.