Ieptec estimula o conhecimento prático dos alunos, com exposição em biossegurança

Facilitar o aprendizado, na medida em que torna o conhecimento teórico uma realidade mais próxima do aluno. Esse é objetivo de uma aula prática, componente obrigatório na rotina dos estudantes do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). Uma das atividades foi realizada na quarta-feira, 26, na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, em Rio Branco.

Alunos realizam exposição sobre biossegurança a colegas de outras turmas do Cept. Foto: Assessoria Ieptec

Os corredores do centro da Rede Ieptec foram preenchidos com cartazes e materiais hospitalares utilizados pelos alunos do Curso Técnico em Gerência em Saúde, em uma exposição sobre biossegurança, temática que envolve ações de prevenção, proteção e minimização de riscos de trabalhadores da saúde e pacientes.

Demonstração sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Foto: Assessoria Ieptec

A turma foi dividida em grupos que expuseram temas como lavagem de mãos, cuidados com materiais perfurocortantes e infecção hospitalar. “Como possíveis futuros profissionais da área da saúde, esses alunos precisam saber cada vez mais sobre o assunto, além de pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos”, explicou a enfermeira e professora do curso, Adriana Talia Mendonça.

Alunos mostram como realizar o  descarte adequado de materiais perfurocortantes. Foto: Assessoria Ieptec.

A aluna Natalia Dias compreendeu a relevância de se adquirir o conhecimento prático: “É de uma importância muito grande saber o que você pode ou não pode usar dentro de um hospital, o que pode ou não fazer, pois isso previne que você pegue doenças e que transmita doenças a outras pessoas”.

Natalia falando aos colegas sobre a importância da higienização das mãos. Foto: Assessoria Ieptec.

Na Escola Maria Moreira tem sido uma constante a realização das aulas práticas, o que favorece o aprimoramento teórico prático e o exercício da postura profissional ética, além da troca de experiência entre os alunos. “Os alunos estão hoje visualizando suas ações futuras”, complementou a coordenadora da unidade, Glacimar Alves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter