Capacitação

Ieptec comemora sucesso da 1ª Oficina Natalina de Panetone da Escola de Gastronomia

Foram três dias de muito aprendizado para a turma da 1ª Oficina Natalina de Panetone da Escola de Gastronomia do Acre, unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em Rio Branco. A capacitação, que encerrou nesta sexta-feira, 8, com a entrega dos certificados, contemplou 15 moradoras do conjunto habitacional Cidade do Povo.

Oficina foi um sucesso e não só forneceu conhecimento às participantes, como também estreitou os laços entre escola e comunidade. Foto: Ascom/Ieptec

“É uma satisfação muito grande poder proporcionar momentos como esse para a comunidade da Cidade do Povo”, ressaltou a coordenadora da escola, Marineide Diógenes.

Alunos dos cursos técnicos em panificação e confeitaria do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) ajudaram nas produções das receitas. Foto: Ascom/Ieptec

Os alunos dos cursos técnicos em panificação e confeitaria do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) ajudaram nas produções das receitas.

“A gente fica muito feliz em vivenciar momentos como esse e ver a animação das alunas dessa oficina, que é pioneira no estado. O Ieptec vai abrir mais capacitações como essa em 2024 aqui na escola, e com vagas não só para a população da Cidade do Povo, mas para toda Rio Branco”, garantiu o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley.

Chefe de cozinha e professor da oficina, Ruan Brasil, ao lado de suas alunas que exibem um panetone trufado de chocolate, receita finalizada por elas. Foto: Ascom/Ieptec

“Fomos muito bem acolhidas aqui na escola. Estou muito contente. É um sonho que está sendo realizado na minha vida, porque como eu moro aqui no bairro, sempre passei aqui na frente da escola e dizia: um dia eu vou fazer um curso aqui. E esse dia chegou. Estou muito alegre e realizada”, comemorou a formanda Antônia Helena da Silva.

Dona Antônia (de máscara) com as colegas de turma, no preparo do “Bolotone”. Foto: Ascom/Ieptec

A turma produziu panetones dos tipos: tradicional, salgado, chocotone e trufado, além de cupcakes, bolo, bolotone e biscoitos, todos com temas natalinos. “O Natal dessas mulheres pode ser mais especial esse ano, já que agora elas têm o conhecimento para fazer essas receitas que aprenderam aqui, e poderão desfrutar delas junto com a família, e também produzir para vender e ajudar com a renda”, acrescentou Alírio.

Manhã do último dia de oficina foi de produção, e ao final dela aconteceu a entrega dos certificados de conclusão às participantes. Foto: Ascom/Ieptec

“Essa é a 1ª oficina natalina e muitas outras virão, além de capacitações que já estão no nosso planejamento para o ano que vem”, reforçou Marineide.