Idosos recebem preservativos e orientações sobre Aids

Não tem idade para se prevenir e cuidar da saúde (foto: Júnior Aguiar)

A coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Fórum de Saúde do Acre e outras entidades estaduais, promoveu na manhã da última quarta-feira, 29, uma ação de divulgação e distribuição de preservativos no Baile do Senadinho, que ocorre no espaço O Casarão.

A ação nomeada de Senadinho Prevenção ocorreu em alusão à I Semana Acreana de Luta Contra a Aids, organizada pelo governo do Estado em parceria com o Ministério Público.

Segundo o coordenador do Fórum, Álvaro Mendes, a escolha do público idoso para a ação deve-se ao fato de ser um dos grupos que tem apresentado aumento no número de casos de contaminação pelo HIV no estado.

“É um público que precisa de maior orientação, pois muitos são contaminados e não sabem, não fazem exames e acabam transmitindo a seus parceiros”, explicou Mendes.

A aposentada Neuza Sales, 56 anos, conta que procura sempre usar preservativos nas relações sexuais e que já fez exames para Aids. “É preciso se prevenir sempre, mesmo na minha idade”, declarou. Os idosos também receberam encaminhamento para realização de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde.

Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a programação chega ao fim com a “Parada da Prevenção”, com a distribuição de material informativo no centro da cidade e a instalação da Frente Parlamentar pela Luta contra a Aids, às 10 horas, na Assembleia Legislativa do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter