Nesta terça, 28, o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão esteve reunido com agentes políticos e educacionais dos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano para a repactuação da oferta de novas vagas de cursos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). As aulas terão início em julho de 2013, com 688 vagas para Sena Madureira e 420 para Manoel Urbano.
Serão ofertados cursos nas áreas de agricultura, piscicultura, apicultor, avicultor, cafeicultor, pedreiro, gastronomia, serviços e saúde. Em Sena Madureira e Manoel Urbano já estão prontos para a certificação cerca de 300 educandos que já realizaram Formação Inicial Continuada, destes, muitos já estão trabalhando como autônomos.
Nestas localidades será ofertada também a formação básica e intermediária em Inglês e Espanhol, em parceria com o Centro de Estudo de Línguas, como forma de preparar melhor os jovens e adultos para o mercado de trabalho.
O governo do Acre vem desenvolvendo de maneira intensa a qualificação de docentes e a profissionalização das pessoas a ingressar no mercado de trabalho. Este tem sido o seu constante lema: proporcionar autonomia financeira ao cidadão para a sua inserção no mercado socioprodutivo.
O país vive a era do crescimento, da sua autoafirmação como emergente, momento em que a presidenta Dilma é considerada a segunda mulher mais influente do mundo. E o Acre segue em busca da industrialização, com investimentos para ampliar a piscicultura, a agricultura, a produção e comércio local.
Os cursos profissionalizantes do Pronatec são ofertados nos 22 municípios do Estado, com os programas Bolsa Estudante para beneficiar alunos de escolas públicas e Bolsa Trabalhador, destinada aos inscritos nos programas de transferência de renda do governo federal.
As ações de formação realizadas pelo governo do Estado ocorrem com as parcerias da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), e Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e prefeituras locais.
Em Sena Madureira e Manoel Urbano, Marco Brandão, representando o governo do Estado, conduziu as reuniões, reafirmou as parcerias e agradeceu a todos pelo empenho em prol do cidadão acreano que precisa ter uma melhor expectativa de trabalho e renda para sua subsistência, enfatizando a formação profissional como elemento fundamental para o fortalecimento da economia local.
O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino agradece o empenho do governo do Estado na realização dos cursos e diz: “a gente fica feliz com a formação e tenho certeza que renderá bons frutos para as comunidades atendidas”.