O governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), está efetivando a formação de 200 novos Aconselhadores de Dependência Química, abrangendo as cidades de Rio Branco, Sena Madureira e Brasileia. A formação se dá pelo Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O objetivo do curso é capacitar profissionais para aquisição e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos, para o desenvolvimento de habilidades no planejamento, organização, supervisão e atuação no acolhimento e tratamento de usuários de substâncias psicoativas, envolvendo a família, a escola e a comunidade.
A certificação das primeiras turmas, formadas em Rio Branco, será na próxima sexta-feira, 6, no Teatro Plácido de Castro, às 9 horas. Entre os alunos do curso, havia participantes que residem na Casa de Recuperação Caminho de Luz, que eram dependentes químicos e, mediante a capacitação do Pronatec, estão prontos para auxiliar novos internos que chegam à Casa de Recuperação.
Dona Francisca Lenice, formanda do curso, mora na casa de recuperação Caminho de Luz há 5 anos – local aonde chegou para fazer tratamento até deixar as drogas. É mãe de dois filhos adultos e graduados. Lenice se casou com um interno em tratamento e hoje tem uma vida feliz, livre das drogas.
“Estou muito emocionada em conseguir me libertar do vício e poder ajudar outros que vivem o que eu vivi. Foram momentos de terror e miséria. Vou receber meu certificado no dia do meu aniversário de 55 anos. É um sonho ter novamente o amor e o reconhecimento da minha família”, disse Lenice.
Os cursos do Pronatec ocorrem por intermédio do governo federal pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e prefeituras locais.
“Estamos no final do ano e ainda não conseguimos avaliar o sucesso de todos os cursos ofertados pelo governo do Estado. Foram mais de 150 modalidades, com mais de 15 mil alunos. Vidas sendo transformadas, pela qualificação profissional, que beneficiará a muitos, como é o caso da formação de Aconselhadores de Dependência Química”, afirmou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.