O Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou, na manhã desta terça-feira, 19, a entrega de 680 peças de roupas confeccionadas pelos alunos do curso de corte e costura para serem distribuídas entre os indígenas da etnia Yawanawá – situada nas proximidades do Rio Gregório, em Tarauacá. Esta ação ocorre em parceria com o Programa Acre Solidário, sob a coordenação da primeira dama do Estado, Marluce Cândida, e a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres).
Todas as ações de formação do IDM visam desenvolver a consciência solidária dos alunos. Nos cursos oferecidos, são incentivadas as práticas para beneficiar as comunidades, seja com doações do que é produzido ou com a realização de serviços para atender aos mais carentes.
A cacique Mariazinha Yawanawá, que veio receber as roupas, destacou: “Essa é uma ação muito especial, um presente que vai alegrar muito o meu povo. A nossa aldeia é o melhor lugar para se viver e, com essa doação, vamos fazer uma festa”.
“Gostaria de agradecer ao governador Tião Viana, hoje é um dia de alegria, desejo apresentar a todos a cultura de nossa etnia”, declara Júlia Yawanawá, que também veio receber as roupas.
O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, afirmou: “A ação do governo do Estado transcende a formação profissional, formando os alunos para o exercício da cidadania. O que foi produzido no decorrer do curso, se transforma em objeto de benefício da sociedade e desenvolve a consciência solidária, trabalhando para a mudança de uma vida melhor para todos”.