IDM realiza cursos para os soldados do Exército em Cruzeiro do Sul

O Instituto Dom Moacyr (IDM) nesta semana encerrou o curso de Mecânica de Motor de Popa, ofertado para soldados do Exército, em Cruzeiro do Sul. A formação é realizada pela unidade do IDM, Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora), pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A legislação da Educação Profissional prevê a inserção dessa clientela nos cursos.

O curso foi ministrado na oficina de mecânica fluvial do 61º BIS, em parceria com o Exército, que solicitou os cursos pelo motivo de que, após o período de sete a oito anos de permanência no Exército, os soldados temporários retornam para casa sem ter uma profissão. Logo, viu-se a necessidade de sua preparação para o trabalho.

Soldados do 61 Bis em atividade prática do curso de Mecânica de Motor de Popa (Foto: Onofre Brito/IDM)
Soldados do 61º BIS em atividade prática do curso de Mecânica de Motor de Popa (Foto: Onofre Brito/IDM)

Em Cruzeiro do Sul, já foram contemplados cerca de 200 soldados com os cursos de Camareiro, Garçon, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Eletricista, Operador de Máquinas Florestais, e Cadista para Construção Civil. Para 2014 há a previsão de oferta de novos cursos.

O soldado Francisco do Nascimento, que está há cinco anos no 61° BIS, salientou que o curso foi de suma importância para os soldados temporários. “Ao sairmos, se não tivermos um curso técnico profissionalizante, fica difícil conseguirmos um trabalho em qualquer área. Agora temos a esperança de inclusão no mercado de trabalho”, disse.

“Essa cooperação fortalece as ações do programa e, ao mesmo tempo, promove a formação de soldados do Exército, quando finalizarem o período militar.”
Evilásio Lima, coordenador do Ceflora

O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, afirmou que o governo do Estado tem realizado a formação profissional nos 22 municípios, trabalho que tem evidenciado excelentes resultados em todas as comunidades atendidas. “Com o empenho das equipes de formação, estamos contemplando públicos diversificados.”

Em 2013 foram ofertadas mais de 15 mil vagas de cursos para os beneficiários dos programas de transferência de renda e, para o primeiro semestre de 2014, estão previstas mais 16 mil vagas de formação profissional em nível médio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter