IDM realiza Aula Inaugural do Curso de Desenvolvimento Local

Curso terá uma carga horária de 200 horas e duração de um ano. Educando receberá uma bolsa de R$ 100

aula_inaugural_instituto_dom_moacyr_foto_luciano_pontes_01.jpg
aula_inaugural_instituto_dom_moacyr_foto_luciano_pontes_03.jpg
aula_inaugural_instituto_dom_moacyr_foto_luciano_pontes_04.jpg

Diretor do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, falou da importância dessa formação para os alunos das comunidades atendidas pelo ProAcre (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Qualificar profissionalmente os jovens e adultos das Comunidades de Atendimento Universal – CAU’s dos 22 municípios do estado do Acre para que desenvolvam de forma sustentável suas comunidades, bem como propiciar o desenvolvimento sustentável e ampliar as possibilidades de melhoria das condições de vida da população local, são alguns dos objetivos do Curso de Formação Inicial e Continuada em Desenvolvimento das Lideranças, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, que teve sua Aula Inaugural na tarde desta segunda-feira, 03, no auditório da Biblioteca da Floresta.

O curso, que será executado na Escola da Floresta Roberval Cardoso, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF e Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA.

O projeto de Formação de Lideranças Comunitária é financiado pelas ações contidas no contexto do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre – ProAcre, e visa contribuir para os esforços do Governo do Acre em promover a inclusão social e econômica das populações em situação de pobreza e extrema pobreza, vulnerabilidade e risco social, residentes tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais isoladas ou remotas do Estado.

"Quando se fala em ProAcre lembro da sua concepção há dois anos. Este é um programa especial e merece ser executado por meio da Cultura da Excelência, ou seja, o papel da escola na execução do curso é fundamental para o seu sucesso. Quanto aos educandos, o seu papel é de fundamental importância por esperarmos que tirem todo o proveito possível do que lhes será ensinado. Assumam a responsabilidade de serem bons educando, pois vocês estão fazendo parte de um processo histórico de desenvolvimento do nosso estado que resultará em viver bem e com dignidade", observa Diretor Presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima.

O Secretário de Estado de Extensão Agroextrativista e Produção Familiar, Nilton Cosson, parabenizou a todos os educandos por terem aceitado o desafio de ficarem longe da comunidade e das famílias. "Não desperdicem esta oportunidade. Ao final, todos sairão ganhando com a troca de conhecimentos. Desenvolvam durante o curso competências necessárias para desempenharem bem suas funções junto às comunidades de origem", afirma.

O Diretor Executivo da Unidade Gestora do ProAcre, Anderson Mariano, enfatizou que o programa atua em várias frentes, principalmente em saúde, educação e produção. As atividades do projeto estão organizadas de acordo com o tipo de ação: provisão de serviços básicos, segurança alimentar e ampliação e modernização dos serviços para o desenvolvimento sócioeconômico sustentável e fortalecimento institucional. "Para esta ação dar certo contamos com a colaboração e ajuda de todos, isto pode ser feito não desistindo de cursos como este que está iniciando hoje".

Segundo o gerente de Educação Profissional para Projetos de Desenvolvimento Econômico do IDM, Everaldo Araujo, "essas Unidades de Referências deverão apresentar as características de uma propriedade Agroflorestal quanto aos critérios de sustentabilidade ambiental, econômico, tecnológico e social". Ainda segundo ele, o projeto de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local atenderá 260 educandos, sendo 160 em 2009 e 100 em 2010.

A formação profissional fará a diferença na vida de pessoas como Roseildo Oliveira de Lima. A iniciativa irá auxiliar e apoiá-lo na orientação produtiva local, consolidando ações de interesse da comunidade bem como colaborando em atividades de desenvolvimento sustentável. "É uma honra ter sido um dos escolhidos para participar da primeira turma de Agente de Desenvolvimento Local. Esta ação do Governo do Estado tem melhorado a vida de muitas comunidades do Acre", afirma. 

"Pretendo aprender técnicas para que possa levar conhecimento a minha comunidade em Porto Walter, no Polo Vitória. Sempre quis trabalhar como líderança e agora chegou o momento. Tenho certeza que tenho muito a contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos que me indicaram para estar aqui hoje", ressaltou o educando Francisco Bezerra Moreira. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter