IDM realiza ações de saúde e serviços aos desabrigados no Parque de Exposição

Oficina de preparo de salgados realizada para os desabrigados que encontram-se no Parque (Foto: Assessoria IDM)
Oficina de preparo de salgados realizada para os desabrigados que encontram-se no Parque (Foto: Assessoria IDM)

Nesta semana e na próxima, o Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio das suas unidades executoras de cursos, oferece serviços para as pessoas que estão no Parque de Exposições devido ao transbordamento do Rio Acre. Nos últimos dois dias foram realizados mais de 200 cortes de cabelos pelos cursistas da Escola Campos Pereira.

Na noite de terça, 25, os alunos do curso de auxiliar de cozinha, da Escola de Saúde, realizaram uma oficina culinária para preparo básico de salgados.

Ações de saúde também estão sendo efetivadas como avaliação nutricional, higienização e escovação bucal, direcionada às crianças e aos adolescentes abrigados no local.

Atividades lúdicas direcionadas para as crianças que estão no Parque de Exposição (Foto: Assessoria IDM)
Atividades lúdicas direcionadas para as crianças que estão no Parque de Exposição (Foto: Assessoria IDM)

As atividades estão ocorrendo durante o dia e a noite. A Usina de Arte tem feito contação de histórias, brincadeiras de roda, teatro, pintura e entrega brinquedos para grupos de crianças, das mais de 400 presentes no parque.

As equipes do governo e da prefeitura estão trabalhando de forma muito organizada, garantido a satisfação das famílias que aguardam baixar o nível das águas para retornarem com segurança para as suas casas.

Uiara da Silva, abrigada no Parque, participa da oficina culinária, e disse que dá muito lucro produzir salgados, “eu quero mesmo é aprender a fazer para vender”, afirmou Uiara.

Segundo a aluna do curso de cabelereiro, Brenda Santos, “é muito bom colocar em prática o nosso curso, e mais gratificante ainda é ajudar os que precisam.”

O trabalho está sendo desenvolvido pelos alunos de forma voluntária, momentos em que muitos se solidarizam com as famílias, amenizando a espera dos que se encontram no local.

Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, o momento é de auxiliar as famílias que lá estão e firmar parcerias, para oferta de cursos profissionalizantes para quando retornarem as suas comunidades. “É o governo do Acre prestando assistência ao nosso povo, nesse momento de desconforto”, relatou.