Alunos do curso de cabeleireiro do Instituto Dom Moacyr (IDM) participaram do evento, realizado no Horto Florestal, na tarde desta terça-feira, 19, em comemoração ao Dia Internacional do Homem, executando cortes de cabelo para os servidores das secretarias municipal da Cidadania e Assistência Social (Semcas) e do Meio Ambiente (Semeia).
A ação abrangeu atividades esportivas, lazer e de conscientização sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde. Segundo a secretária da Semcas, Dora Araújo, é necessário trabalhar políticas públicas que visem despertar o homem para cuidar da sua saúde, rompendo os preconceitos de que ele não precisa de cuidados, com objetivo de incluir todos – homens, mulheres, crianças e idosos –, para que efetivamente tenham melhores condições de vida.
O governo do Acre tem atuado por meio do governo federal, secretarias de estado e município para atender os anseios da população acreana, com investimentos em saúde, educação e cultura, visando à cidadania plena. Os alunos do IDM realizam curso de cabeleireiro, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado no Estado.
Adrielly da Costa, aluna no curso, disse que estudar é gratificante. “A gente está ajudando os que precisam e aproveitamos para aprender mais. Moro na Vila Acre e vou abrir um salão em minha própria casa. Já comecei a treinar cortes de cabelo nos familiares e já faço também colorimetria [arte de colorir os cabelos]. O governador Tião Viana está ajudando a quem não pode pagar um curso”, reconhece.
Carlos Augusto, que trabalha no viveiro do Horto Florestal, aproveitou para cortar o cabelo e avaliou: “As alunas do curso trabalham muito bem, e essa é uma boa oportunidade para economizar o gasto com o corte”.
Os alunos do IDM realizam práticas sociais em escolas de ensino público, em entidades beneficentes e nas comunidades carentes de Rio Branco. “São ações que fazem parte dos valores e atitudes desenvolvidos pela rede, nos quais os conhecimentos adquiridos são compartilhados em benefício das comunidades”, afirmou Marco Brandão, diretor-presidente do IDM.