Agentes atuarão como parceiros da comunidade viabilizando ações para o desenvolvimento das Unidades Modelos a serem implementadas pela Seaprof
O Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, promove pela primeira vez no Acre o curso de Agentes de Desenvolvimento Local, inserido no âmbito do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (Proacre). A iniciativa tem como proposta a qualificação profissional de jovens e adultos trabalhadores rurais inseridos nas áreas referendadas como Unidades Modelos ou de Referência a serem implementadas pela Secretaria de Extensão Agroextrativista e Produção Familiar (Seaprof).
O curso leva em consideração em seu itinerário formativo o cenário de desenvolvimento local, de forma que as ações promovam a busca de melhoria de novos mecanismos de fortalecimento organizacional e produtivo em várias regiões do Estado.
Para o Gerente de Desenvolvimento Econômico do Instituto Dom Moacyr, Everaldo Araújo, a iniciativa desencadeia-se em ações articuladas e focadas no bem estar social. "O curso de qualificação dos agentes de desenvolvimento local, no caso, formação de liderança, reitera os movimentos de integração das Comunidades de Atendimento Universal, fortalecendo novos mecanismos de processos produtivos, de logística, e de ações que melhorem a qualidade de vida nas Unidades de Referência", afirma.
Os agentes atuarão no desenvolvimento e implementação das Unidades de Referência que, inicialmente, serão implantadas no município de Marechal Thaumaturgo. Eles ficarão a frente do processo de orientação produtiva e comunitárias da região, atuando como parceiros da comunidade viabilizando ações para o desenvolvimento local das Unidades.
"Em suas comunidades, os educandos terão oportunidade de desenvolverem habilidades e competências para que os trabalhadores rurais melhorem os arranjos produtivos locais e beneficiem a cadeia produtiva. O objetivo do Governo do Estado é fazer com que os futuros profissionais saibam organizar o coletivo, fazendo com que esse modelo de gestão seja disseminado nas Unidades de Referência", observa Araújo.
O curso de Agentes de Desenvolvimento Local permitirá que os produtores rurais vivenciem o processo produtivo e saibam que a partir das habilidades adquiridas melhorem a qualidade de vida e como produzir mais e melhor de forma sustentável.
A qualificação profissional está distribuída ao longo de sete módulos, durante o período de 12 meses. O educando receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 100. Ao todo, serão dez turmas, que irão beneficiar 360 pessoas em todos os municípios acreanos.
A Aula Inaugural da primeira turma acontece dia 30 deste mês, no município de Marechal Thaumaturgo.