Nesta primeira fase, o Acre atenderá 735 funcionários de nove municípios
Representando uma política de valorização dos trabalhadores não docentes da educação, o governo do Estado, através do Instituto Dom Moacyr, está promovendo de 8 a 12 de dezembro, no auditório do CEP Serviços Campos Pereira, o Seminário I e II de Capacitação para Tutores e Professores Orientadores dos Cursos do Profuncionário, direcionado aos trabalhadores não docentes das escolas públicas das redes estadual e municipal.
O Profuncionário é um Programa que oferece habilitação Técnica direcionada aos trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica. De acordo com a coordenadora executiva do Programa no Acre, Rosinei Lima, o Curso utilizará instrumentos da Educação à Distância e também Encontros Presenciais.
Nesta primeira fase, o Acre atenderá 735 funcionários dos municípios de Rio Branco, Porto Acre, Brasiléia, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, nas áreas Gestão e Alimentar Escolar. No primeiro semestre de 2009, serão oferecidas novas vagas. O programa tem previsão de atender 1500 funcionários até 2010.
Proposta Pedagógica – O Profuncionário tem como meta promover a valorização dos funcionários das escolas por meio da construção da identidade profissional desse segmento, visando à elevação do padrão de qualidade dos serviços prestados e a democratização da escola como espaço público.
O programa será desenvolvido em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas CEFET -AM, que será o responsável pela formação de tutores e professores orientadores.